Arquivo

Eleições 2006. Pesquisa do Datafolha mostra o empate e possível segundo turno para Presidente

Veja os números do instituto Datafolha divulgados agora há pouco, pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, que encomendou o trabalho, junto com a Folha de São Paulo. O texto foi publicado originalmente no site Folha Online, o braço de internet do jornalão paulista:

”Lula tem 50% dos votos válidos e eleição pode ir para 2º turno, diz Datafolha

Não é mais possível cravar com certeza se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reeleito no primeiro turno ou se o pleito será decidido numa segunda etapa. Pesquisa Datafolha encomendada pela Folha e pela TV Globo, e divulgada na noite deste sábado pelo “Jornal Nacional” mostra que o candidato do PT tem 50% dos votos válidos.

Os demais adversários do petista também têm, juntos, 50% dos votos válidos. Com isso, a vantagem sobre os concorrentes não existe mais e não é mais possível prever se Lula consegue se reeleger no primeiro turno. É que considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, o percentual de votos válidos de Lula varia de 48% a 52% –na taxa mínima, a eleição iria para o segundo turno.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e os indecisos.

Na pesquisa anterior, Lula aparecia com a possibilidade de vencer no primeiro turno, com 53% dos votos válidos.

Na pesquisa divulgada hoje, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em seguida, com 38% dos votos válidos – ele tinha 35% anteriormente.

Em intenções de voto, a taxa de Lula caiu de 49% para 46% entre quarta-feira e a nova pesquisa. A taxa de intenção de voto em Alckmin oscilou de…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo acessando a página de “Brasil” do portal da Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo