Arquivo

Análise. Lula “pescou” Alckmin e agora faz o “jogo dos vencedores”, diz jornalista da FSP

Interessante avaliação sobre os porquês do crescimento de Luiz Inácio Lula da Silva que, além de abocanhar a maior parte dos votos dos demais candidatos, ainda subtraiu apoios do próprio Geraldo Alckmin, o maior entre os oponentes, é feita pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

O comentarista vai mais adiante, oferecendo dados que explicam porque, afinal de contas, é pouco provável que, vitorioso (se confirmados os números das pesquisas), Lula enfrente tanta resistência assim da oposição, especialmente do PSDB. Claro que, nesse caso, o comportamento dos governadores tucanos eleitos por São Paulo, José Serra, e Minas Gerais, Aécio Neves, e as pretensões de ambos para 2010, ajudam muito a compor o cenário.

Ao ponto, inclusive, do Presidente, antes mesmo de o resultado das urnas ser oficialmente conhecido, já jogar “o jogo dos vencedores”, como diz Josias. Vale a pena ler:

”Depois de pescar tucano, Lula quer engaiolar a ave

Durante o segundo turno da disputa presidencial, o tucanato mordeu todas as iscas que Lula espetou na ponta do anzol. O presidente foi à beirada do rio com a lata repleta de minhocas. Entre as que arremessou nas águas turvas da eleição, três pareceram mais suculentas ao adversário: 1) Alckmin vai privatizar a Petrobras, o BB e a Caixa; 2) Alckmin vai podar benefícios sociais; 3) Alckmin é igual a FHC.

Alckmin, que, agarrado ao dossiêgate, fora à jugular de Lula na reta final do primeiro turno, tornou-se, na fase seguinte, o candidato do “não”: não vou privatizar estatais, não vou acabar com o Bolsa Família, não estou olhando para o passado. Foi um vareio.

Agora que já pescou os tucanos, Lula deseja levá-los à gaiola. Sua mais nova isca chama-se “entendimento”. Nesta quarta, em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula começou a livrar-se do que parecia ser uma obsessão: a mania de comparar-se a FHC. “Não quero mais ficar comparando com o Fernando Henrique Cardoso porque nos nossos quatro anos nós já batemos muito neles. Agora, eu quero comparar comigo mesmo”, disse ele.

Nos subterrâneos, o petismo estende o tapete vermelho para Aécio Neves e José Serra, dois tucanos que, de olhos vidrados em 2010, estão se lixando para 2006. O ministro petista Tarso Genro (Relações Institucionais) diz que, reeleito, Lula chamará a oposição para negociar uma “coalizão” já no dia seguinte.

Alckmin, de novo, beliscou o anzol. Disse que “não é verdade” que Serra e Aécio estejam negociando com o governo Lula. Engana-se quem quer. À frente dos governos dos dois principais Estados da federação – São Paulo e Minas – Serra e Aécio, até por pragmatismo, não terão como virar as costas ao próximo presidente da República.

Lula ainda não foi eleito. Mas já joga o jogo dos vencedores. Nesse tipo de peleja, o inimigo é um ser abominável que deve ser transformado o quanto antes em amigo fraternal…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo