Arquivo

Eleições 2006. Para o Piratini, um está certo; e dois disputam a outra vaga no segundo turno

Vale aqui (mais ou menos) o mesmo raciocínio feito para a disputa presidencial – se você perdeu tempo lendo a segunda nota que publiquei nesta madrugada. No Rio Grande do Sul é, no mínimo, muito parecido, desde o início da campanha. De cara, despontou o favoritismo de Germano Rigotto, candidato à reeleição. Não, não para ganhar no primeiro turno, que o gaúcho não gosta disso. Por aqui, o que interessa é o confronto direto – e nada melhor que apenas dois buscando a preferência de todos.

O que tem de diferente, agora, curiosamente, é a possibilidade de duas correntes próximas (tanto que participaram do mesmo governo) disputarem entre si o pedaço principal do bolo. Isso mesmo: a ascensão mostrada pelas pesquisas mais recentes, da candidata do PSDB (parceiro do PMDB no pleito que elegeu Rigotto), quer roubar um lugar no segundo turno que parecia certo do PT de Olívio Dutra.

Pois é. Isso é suficiente para garantir um domingo cheio de emoções. E uma apuração dos votos ainda mais tensa. Confira, na reportagem publicada neste final de semana por A Razão, quem são os candidatos a governar o Rio Grande a partir do Palácio Piratini:

”Dez querem ir para
o Piratini em 2007

Germano Rigotto, Olívio Dutra e Yeda Crusius disputam duas vagas para concorrer no segundo turno A disputa pelo governo no Rio Grande do Sul será acirrada. O atual governador, Germano Rigotto (PMDB), os candidatos Olívio Dutra (PT) e Yeda Crusius (PSDB) querem ir para segundo turno, que deve ocorrer no dia 29 de outubro.

Rigotto é caxiense e tem 57 anos. Na última eleição, em 2002, ele surpreendeu, conseguindo a vitória que não estava prevista nas pesquisas. Saiu de 3,4% das intenções nas pesquisas inicialmente para quase 53% no final do processo eleitoral.

Em 1975, o político se filiou ao MDB. Foi eleito vereador em 1976. Depois, Rigotto tornou-se deputado estadual, reelegendo-se em 1986. Quatro anos depois, o político foi eleito para o primeiro mandato federal, de deputado. Em 2000, Rigotto perdeu a disputa para a Prefeitura de Caxias do Sul para Pepe Vargas (PT).

O candidato Olívio Dutra já foi deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do estado e ministro das Cidades. Nascido em Bossoroca há 55 anos, começou sua militância política ainda na década de 1960 no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

Participou da fundação do PT ao lado de Lula. Em 1986, se elegeu deputado federal constituinte como o mais votado do PT. Dois anos mais tarde, interrompeu o mandato para assumir a prefeitura de Porto Alegre. Em 1998, ele chegou ao Piratini. Em 2003, foi nomeado pelo presidente Lula para comandar o Ministério das Cidades, permanecendo na pasta até julho de 2005.

Já Yeda Crusius é paulistana e nasceu em julho de 1944. Economista formada na USP, veio para o Rio Grade do Sul em 1970. De 1968 a 1993, ela foi professora universitária. Yeda ingressou na vida política em…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã de sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo