Arquivo

Já no Sul… Na Assembléia gaúcha, o PT é a bancada que apresenta a maior redução numérica

Se em Brasília, contrariando prognósticos sombrios, os petistas têm muito o que comemorar; afinal, sua bancada será muito semelhante à atual, no Rio Grande do Sul a agremiação de Lula tem uma derrota a amargar: por força da vontade popular, o PT perdeu três das 13 vagas que alcançara em 2002.

Também lamentam perdas, ainda que menores, o PP e o PTB, cada qual com uma cadeira a menos. Em compensação, o PMDB, mesmo perdendo o Governo do Estado, festeja a ampliação da bancada em um nome. Mas comemoração, meeeesmo, é feita por PPS e PSDB, ambos os que tiveram o aumento mais significativo das bancadas. Ainda que, curiosamente, menores que aos de PP, PT e PMDB.

A propósito da redistribuição das cadeiras no parlamento gaúcho, confira a reportagem de Mirella Poyastro, distribuída aos veículos de comunicação pela Agência de Notícias da AL:

”Redução da bancada do PT é a maior na Assembléia Legislativa

Dos 55 deputados que tomarão posse no dia 31 de janeiro de 2007 para exercer quatro anos de mandatos da 52ª Legislatura (2007- 2010) da Assembléia Legislativa, 34 serão reconduzidos ao cargo. A renovação de 38,18% foi um pouco menor do que o índice registrado nas eleições gerais de 2002 (38,80%). Isto significa que 21 novos deputados vão assumir cadeiras no Parlamento. Cadeiras estas que trocaram de siglas. O partido mais atingido pela escolha das urnas foi o PT. Das 13 vagas ocupadas nesta legislatura, o PT perdeu três, ficando com dez cadeiras. Nas duas eleições gerais, o partido coligou com o PC do B, que manteve sua cadeira.

Cadeiras também foram perdidas por PP e PTB, que reduziram uma vaga cada um. O PP passa de dez para nove e o PTB, de seis para cinco. O PDT manteve o número de cadeiras conquistadas em 2002: sete. No entanto, atualmente os pedetistas têm oito deputados atuando no Parlamento, pois Osmar Severo, que foi eleito pelo PTB, trocou de partido durante a legislatura, indo para o PDT. O PSB também manteve suas duas vagas. Aqui também ocorreu troca de partido. Em 2002 Sérgio Peres foi eleito pelo PSB, trocou para o PL e deve terminar o mandato no PTB.

Apesar de Germano Rigotto ter ficado fora da disputa do segundo turno da eleição para governador, a bancada do PMDB aumentou na Assembléia Legislativa. De nove cadeiras, o peemedebistas terão dez vagas na próxima legislatura.

Coligação vitoriosa

A coligação PSDB-PPS foi responsável pelo aumento das duas bancadas no Parlamento na próxima legislatura. O PPS dobrou o número de representantes, passando de dois para quatro. E o PSDB ganhou uma cadeira. De três vagas, a bancada…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo