Arquivo

Pesquisas. Resultados acabam com a “torcida”

É isso mesmo, a impressão é que os analistas estão torcendo. Ou pelo menos aqueles próximos de um e outro candidato a presidente. Quem está dizendo isso? Não, não, não sou eu, mas o notoriamente isento Ilimar Franco, colunista do insuspeito jornal O Globo, em sua página na internet. Leia o que ele escreveu, nesta sexta-feira:

”Está provado. Alckmin foi mal no debate.
Já são três pesquisas

Agora não dá mais gente. Vamos parar de torcer. Vamos ser objetivos. Foram três pesquisas, 36 horas depois, 48 horas depois. O candidato Geraldo Alckmin não foi eficiente no debate da TV Bandeirantes. Perdeu votos. Perdeu votos que poderiam ser seus porque apostou na tática de seus conselheiros “espumantes”.

Como diz um amigo, se você tem na sua equipe gente que odeia seu adversário, manda ele para a rua fazer campanha (convencer os eleitores), mas não ouça seus conselhos. Não se faz política com o fígado. A política é mais complexa e sofisticada. E o ódio e o impulso não são bons conselheiros.

Para quem observa de fora, o episódio do debate oferece um aprendizado para que se façam corretas leituras das reações posteriores.

1. O presidente Lula saiu batendo no tucano após o debate. A leitura dos equivocados de sempre: “Lula está desesperado, porque perdeu o debate”. O que de fato ocorreu. O presidente, de posse do resultado da pesquisa quali, tratou de ressaltar os pontos fracos e os erros do adversário. Atacou Alckmin usando as palavras ditas pelos pesquisados.

2. O que fez Alckmin, também sua quali mostrou que ele tinha ido mal, ficou na defensiva e a declaração símbolo disso foi: “expressei a indignação nacional”. O que faz agora, tenta posar de vítima e na primeira noite de propaganda na televisão para o segundo turno anuncia que ele era o alvo do Dossiê Vedoin.

É a realidade saltando aos olhos de todos. Abra o seu e veja como as coisas são de fato. A realidade sempre é melhor do que sonhar. E ouça um bom conselho, eu lhe dou de graça, pense e raciocine antes de atirar a primeira pedra.

O presidente Lula ganhou o primeiro turno com uma diferença de sete pontos percentuais. Acontece o primeiro debate e são feitas as primeiras…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Ilimar Franco na internet, no endereço http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo