Arquivo

Privatização. Na verdade, na verdade, tanto um quanto outro candidato não têm nada contra

Um dos motes da campanha lulista é desqualificar os alckmistas, entre outros pontos, na proposta (que existe, é real e a história é pródica em exemplos) tucana de privatizar o que for possível. O próprio assessor principal para assuntos econômicos do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, deixa isso suficientemente claro.

A questão, então, não é exatamente esta. Afinal, Luiz Inácio Lula da Silva, com suas propostas de “parcerias público-privadas”, de uma certa maneira, apenas dosa, mas não extingue, muito menos rejeita, projetos de privatização. Ah, claro, uma diferença de forma. Mas, o conteúdo não será o mesmo? Se sim, evidentemente que o tucano está sendo é incompetente para mostrar essa evidente identidade de propósitos. Aliás, ele foi pego de surpresa. E privatizar, bem, privatizar não é exatamente um verbo popular. Ou é?

Sobre a igualdade de propósitos dos dois pretendentes ao Palácio do Planalto escreve o analista político Etevaldo Dias, em sua página na internet. Confira:

”Lula e Alckmin são igualmente privatizantes

Há um fato muito positivo nestas eleições presidenciais. Talvez sejam as primeiras que não provocam turbulências na economia. O mercado financeiro segue tranqüilo, ao largo do bate-boca eleitoral.

Os agentes econômicos não vêm ameaça a estabilidade econômica, seja eleito Lula ou Alckmin. Candidatos debatem aspectos pontuais, mas nenhum prega mudanças radicais na política econômica.

Corte de gastos? Os dois prometem a mesma coisa. Lula fala em cortar gastos supérfluos. Alckmin em melhorar a gestão. Isto é, ambos concordam em reduzir as despesas do Estado. Por que? Porque ambos pregam o equilíbrio fiscal como compromisso sagrado, jurado e sacramentado.

Cortar em cima de quem? Bom, não é hora de falar disto em plena campanha.

Privatiza ou não privatiza? Lula disse que Alckmin vai privatizar e fez disto um cavalo de batalha eleitoral. Alckmin, claro, é do PSDB, partido que promoveu a mais espetacular privatização do país.

Mas é de autoria de Lula as PPP – Parcerias Públicas Privadas um programa de conteúdo fortemente privatizante. As PPP, programa acalentado pelo governo, abrem a iniciativa privada considerável fatia dos serviços públicos. O programa é super liberal, por exemplo, cria um fundo de R$ 7.5 bilhões para garantir o pagamento ao investidor em dia, atrasos das mensalidades acima de 45 dias serão pagos com recursos do fundo.

A política econômica completou 12 anos, passou por três governos, dois do PSDB e um do PT, sem sofrer alterações substanciais. E pelo discurso dos candidatos será mantida inalterada pelos próximos quatro anos.

O resultado está aí: inflação em níveis históricos, para baixo, naturalmente, 3% ao ano. Risco país está em inacreditável faixa de 220 pontos. Os juros em queda.

E o mercado financeiro? No meio desta turbulência política de primeiro turno, segundo turno, o mercado continua estável, como se as eleições fossem…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo