DestaqueSaúde

SAÚDE. Mutirão de combate a focos dengue inicia nesta terça-feira, com o apoio do Exército Brasileiro

Atividades ocorrem durante 10 dias ininterruptos e intensificarão a fiscalização

Nesta segunda-feira (11), em SM, agentes de endemias promoveram um treinamento com militares Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (12) um mutirão de combate à dengue em diferentes bairros do Município. A ação ocorrerá durante 10 dias ininterruptos e intensificará a fiscalização para erradicar focos do mosquito. Em cada dia, a partir das 8h30min, uma equipe de 10 agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, junto de cerca de 40 militares do Exército Brasileiro, realizarão as visitas domiciliares.

Neste primeiro dia, as visitas das equipes ocorrem a partir das 8h30min nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Noal, Divina Providência, e Tancredo Neves. Em cada residência, os agentes realizam uma vistoria em busca de recipientes com água parada e que possam servir para reprodução do vetor. Em alguns casos são feitas notificação e auto de infração, quando há problemas com alto risco à saúde pública e sem a colaboração imediata do proprietário para solucioná-la. Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.

“São dois critérios que determinam os bairros: primeiro é o número de casos confirmados, notificações oficiais de casos que chegam dos serviços de saúde, confirmados laboratorialmente. O segundo são os lugares onde já tem índice de infestação, que é uma pesquisa feita previamente e que nos permite saber em quais os pontos do Município temos mais problemas de infestação. Cruzando esses dados, determinamos um critério de prioridade, mas o objetivo é realizar um trabalho efetivo em todas as áreas do Município”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

Pulverização

O Bairro Pé-de-Plátano, na região Leste, receberá a pulverização de larvicida biológico a partir de um drone. Trata-se de um equipamento de uso agrícola da Universidade Federal de Santa Maria, que vai aplicar o produto em pontos da cidade compatíveis a esta técnica. A intenção é usar a alternativa como reforço do que já está sendo feito com a caminhonete. O inseticida é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por tratar-se de um produto biológico.

Capacitação

Na manhã desta segunda-feira (11), agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental realizaram uma capacitação junto ao efetivo militar que irá atuar no mutirão até o dia 22. O treinamento ocorreu na Vila Militar, condomínio residencial do Exército Brasileiro, no Bairro Fátima, e envolveu a visitação e fiscalização das residências em buscas de focos do mosquito. Também durante a manhã, as equipes promoveram uma vistoria no Cemitério Ecumênico Municipal.

Histórico

Desde janeiro deste ano foram realizadas atividades vinculadas ao levantamento de índice de infestação e pesquisa vetorial. O atendimento de denúncias iniciou em fevereiro, sendo recebidos, desde então, em torno de 30 denúncias por dia. As equipes realizam de 20 a 30 atendimentos diários e, atualmente, são emitidas entre uma e duas notificações por dia.

Desde o início de fevereiro, as ações de pulverização foram realizadas em 679 quarteirões, contemplando toda a Região Oeste, e mais de 4 mil residências do foram visitadas por agentes de endemia em todo o Município.

Atendimento à denúncia engloba desde o recebimento da mesma pelos canais até a inspeção in loco. As notificações e autuações são usadas quando não é possível a solução imediata. Entretanto, na grande maioria dos casos uma denúncia é solucionada no ato.

Combate ao mosquito

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito. Clique aqui para saber como identificar um caso suspeito, e como realizar um teste.

Principais precauções

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
• Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
• Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
• Mantenha tampados tonéis e barris de água;
• Guarde garrafas de cabeça para baixo;
• Recolha seus resíduos;
• Use repelente;
• Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
• Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
• Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.

PARA LER NO ORIGINAL, e conferir ainda várias outras imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo