Arquivo

Economia. Chega de “espetáculo”, a hora agora é de “pacote para o crescimento”. Ele sai quint

Está em princípio agendada para o meio dia de quinta-feira, a apresentação do pacote “pró-crescimento”, a ser feita pelo governo. Não se sabe, ainda, se pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O certo é que, antes, ainda na manhã de quinta, as propostas a ser implementadas serão mostradas ao “Conselho Político” – conforme promessa feita por Lula em reunão com os partidos aliados, na semana passada.

Assim, sai a história do “espetáculo” e entra a do “pacote”. Mas tudo em favor do crescimento econômico. Afinal, apesar de alguns resvalões retóricos, o Presidente ainda mantém a idéia de um desenvolvimento de 5% ao ano do Produto Interno Bruto. Daí, bem… Daí, o pacote. Quem escreve sobre ele, suas possíveis medidas, e o próprio anúncio, é o analista político Carlos Lopes. Acompanhe:

”Afinal, vai ser aberto o pacote pró-crescimento

A apresentação das medidas fiscais, tributárias e de infra-estrutura destinadas a reforçar o crescimento do PIB é o destaque da semana. Além das medidas de desoneração já divulgadas, vão ser conhecidas ações de estímulo ao investimento em infra-estrutura e direcionadas à contenção de gastos.

O anúncio está marcado para quinta-feira. Inicialmente, como forma de prestígio, as medidas vão ser apresentadas ao Conselho Político da Coalizão, formado por representantes dos partidos que vão dar sustentação ao governo no Congresso. Em seguida, por volta do meio-dia, vai se dar o anúncio oficial.

A penúltima semana do ano é caracterizada por uma agenda intensa. Vão ser divulgados os relatórios de desempenho das políticas macroeconômicas, o PIB em valores correntes e os resultados da arrecadação e da Previdência. Na quarta-feira, as duas das principais autoridades da área econômica, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, comparecem ao Congresso para prestar contas das ações de governo.

O Congresso segue na correria de final do ano, que deve ser ainda mais acelerada por se tratar da última semana de trabalho antes do recesso. Isso se tudo der certo, com o Orçamento aprovado na sessão marcada para quinta-feira. A tendência é favorável…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo