Arquivo

’Amor de verão’. Maioria dos temas políticos é só coisa dos tempos (magros) de recesso

Antigamente, se falava em “amor de carnaval”. Ou “de verão”. Não vale muito isso hoje, quando a expressão “ficar” reduziu os amores a uma noite. Ou parte dela, se tanto. Mas a analogia, lembrando tempos de outra era, não deixa de fazer sentido, para quem faz cobertura política.

Tome-se Santa Maria como exemplo. Com a Câmara de Vereadores em recesso, e nenhuma expectativa de levantamento do dito cujo pelo prefeito, do parlamento é que não sairá notícia. Salvo algum (inesperado e indesejado) escândalo. Não será por aí, portanto. O que resta? A nomeação dos CCs regionais do governo do Estado em Santa Maria e a eventual, e ainda assim reduzida, movimentação visando a eleição municipal de 2008. Ou temas, digamos, da cidade. Da urbe, para tentar (sem sucesso) ser erudito. E mais nada.

Em nível federal é, segundo deduzo do que escreve, em sua página de internet, o comentarista Franklin Martins, exatamente a mesma coisa – guardadas, claro, as devidas proporções. Assim, o que parece não é. Ou é, e não parece. Exceto pela “boa vontade” de jornalistas e políticos trabalhando num momento em que boa parte das lideranças está em férias, inclusive o Presidente da República.

Bem, há uma diferença: nos termos. Em vez do “ficar”, ou dos “amores de verão ou de carnaval”, o jornalista refina a expressão, trazendo o jargão brasiliense: “flores do recesso”. Ah, e ele fala também de “elefantes”. Confira você mesmo:

”Sobre paquidermes e flores do recesso

Com Lula de férias e o Congresso em recesso, a semana deve ser de calmaria, sem fatos espetaculares e novidades dramáticas – a menos, é claro, que o inesperado resolva fazer uma visita de supetão a Brasília. De qualquer modo, é bom ter cuidado com as chamadas “flores do recesso”, cultivadas por jornalistas desesperados pela falta de notícias e por políticos que aprenderam que, na falta de algo relevante, a imprensa é capaz de transformar qualquer besteira em fato importantíssimo.

Nos bastidores, porém, há dois processos em curso que, mesmo sem desfecho previsto para esta semana, merecem ser acompanhados com atenção: a disputa pela presidência da Câmara e a amarração final do Programa de Aceleração do Crescimento, batizado de PAC por Lula no discurso do dia da posse.

Aliás, gostaria de saber quem foi o gênio da raça que inventou esse nome e, principalmente, essa sigla para o programa. É simpático: PAC soa como paqui, diminutivo carinhoso de paquiderme. E quem não gosta de elefantes? O problema é que, ao que eu saiba, eles são símbolos de lentidão, e não de velocidade. Mas deixa para lá …

O PAC, que deve ser anunciado dia 22, daqui a duas semanas, é visto no governo como uma sinalização clara de mudança de ênfase na política econômica. Com a inflação sob controle, a tônica estará agora na aceleração do crescimento.O programa deve trazer novidades em quatro áreas: a) mecanismos de controle de médio e longo prazo da elevação dos gastos correntes; b) medidas de desoneração tributária que favoreçam o crescimento do investimento privado; c) elevação significativa dos investimentos públicos em infraestrutura; d) introdução de novas ferramentas de gestão dos projetos prioritários do governo.

A maioria dessas medidas já vem sendo discutida pela imprensa e é pouco provável que, daqui até o anúncio do programa, haja novidades espetaculares. Mas é bom seguir…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo de Franklin Martins, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://www.franklinmartins.com.br/post.php?titulo=sobre-paquidermes-e-flores-do-recesso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo