Arquivo

Educação. Internauta chateado com atitudes pós-eleição em algumas escolas estaduais

A propósito do comportamento pós-eleição para diretores de escolas estaduais, em alguns estabelecimentos da cidade, recebi a seguinte correspondência eletrônica:

”Eleições nas escolas estaduais

Falamos dos políticos partidários que principalmente em épocas eleitorais fazem de tudo para manter e ou aumentar seu posto na estrutura de poder.
Muito se fala sobre essas ações que em nada condizem com as normas mínimas de convivência humana.
Mas ao que parecem essas ações, salvo melhor juízo, foram copiadas, imagine, pelos professores, e é óbvio que nem todos, nas recentes eleições nas escolas estaduais de Santa Maria.
Eleições com camisetas, panfletos e adesivos para carros, além de solicitação de votos eletronicamente, são novidades que até ajudam a proporcionar um ambiente de participação e disputa. Mas em algumas escolas foram muito além disso.
Soube de casos em que as disputas tornaram-se algo tão pessoal que os candidatos ditos vencedores estão fazendo de tudo para os que não obtiveram êxito eleitoral deixem suas escolas além de propagar “más recomendações” a colegas diretores de outras escolas.
Em uma escola nem mesmo a prestação de contas foi apresentada à comunidade escolar, ficando o novo diretor sem conhecimento pleno de tudo, principalmente das dividas herdadas.
Nas eleições, infelizmente, o que menos se discutiu, salvo raras exceções, foram propostas de como melhorar a relação com a comunidade, como efetivar a participação dos pais nas escolas e de novas alternativas de recursos financeiros, entre outros assuntos.
Ouvindo isso tudo uma pergunta que me ocorreu: se no espaço onde o professor que deveria dar exemplos aos seres em formação usa artifícios como a difamação, calunias, criando um campo de inimizades pessoais, como posso fazer críticas aos Deputados, Senadores e todos que fazem do jogo político partidário uma arena onde tudo é possível?
Sei muito bem que os professores não são seres de outro mundo e que podem ser também contaminados pelo “vírus” que atinge boa parte da sociedade.
Realmente existem diferenças entre ser um professor e ser um educador.
Que essa situação não sirva para alguns alimentarem a idéia que eleições nas escolas não deveriam existir.
Marionaldo Ferreira
Servidor Público”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo