Arquivo

Ministério. Nem Terra, nem Jobim. Manoela é que deve ser o outro nome gaúcho no Planalto

Está encruado o ministério do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Há pressões por todos os lados. Do PT, por exemplo, que quer por que quer Marta Suplicy no primeiro escalão. De preferência na Educação, mas pode ser no das Cidades. Do PP, que não abre mão de Márcio Fortes nas Cidades, e ainda quer a Agricultura.

 

E tem também a questão intestina do PMDB. O Presidente teria prometido o Ministério da Saúde a Sérgio Cabral, governador carioca, que indicou para o cargo o médico sanitarista José Temporão. Só que a bancada peemedebista na Câmara faz outro jogo, e quer um deputado no cargo. E aí abre-se espaço para, quem sabe, o gaúcho Osmar Terra (como você já sabe desde 29 de janeiro – releia aqui, para conferir).

 

De qualquer forma, no meio desse verdadeiro furacão de pressões, pode surgir uma novidade. Por sinal, além de competente, bela. Quem conta a história da eventual nomeação de Manoela D’Ávila para uma possível secretaria da Juventude, com status de ministério, é Helena Chagas, comentarista do SBT, no Blog dos Blogs. Acompanhe o que a jornalista escreve, nesta quarta-feira:

 

“Deputada comunista cada vez mais perto do Ministério

Lula e os palacianos retornam hoje (quarta) ao quebra-cabeças ministerial sem o menor ânimo. Todo mundo sabe, afinal, que são reduzidas as chances de sair alguma coisa retumbante dessa equação que tem que satisfazer o PMDB da Câmara sem magoar o do Senado, nomear o preferido de Lula fingindo que é o do partido, manter satisfeito o PSB mesmo perdendo seu principal ministério, enquadrar o PT sem humilhar Marta Suplicy…

 

Enfim, o presidente está fechando um Ministério altamente previsível, sem grandes novidades, sem notáveis, sem graça. Mais do mesmo, ainda que com nomes diferentes. Mas quem conhece Lula acha que ele vai tentar botar pelo menos uma cereja no bolo para dar um ar assim um pouco mais, digamos, arejado à nova equipe. Para sair da mesmice. Pelo menos é o que, dizem, ele está procurando.

 

É cada vez mais forte a possibilidade de que essa lufada de novidade venha a ser a nomeação da deputada Manoela d`Avila, do PCdoB, para a Secretaria Nacional da Juventude, com status de ministra. Há muito o partido – que coleciona presidentes da UNE – deixou claro ao presidente que gostaria de ter esse posto. Manoela tem o perfil e os votos. Só falta agora a pasta.”

 

SE DESEJAR ler este e outros textos do Blog dos Blogs sobre política nacional, clique aqui.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo