Arquivo

Estradas. Será que uma partezinha do trocão do BID (que o Estado terá) não pode vir pra cá?

Durante quatro meses, funcionou na Assembléia Legislativa da província gaúcha, a Comissão Especial do Programa de Integração da Malha Rodoviária. Nesta quinta-feira, seus integrantes – representantes de todas as siglas presentes no Parlamento – aprovaram unanimemente o relatório dos trabalhos.

 

O presidente do grupo de trabalho foi o ex-secretário de Transportes no governo Germano Rigotto, o peemedebista Alexandre Postal. A relatoria coube ao petista Ivar Pavan. Para quem não se tocou, e há muitos que não deram a mínima, inclusive porque não faz parte de seu cotidiano, o que os deputados fizeram foi acompanhar as negociações do Governo do Estado, que pleiteia R$ 500 milhões do Banco Mundial.

 

O empréstimo será avalizado pelo Governo Federal e deverá, segundo as expectativas mais otimistas, ser liberado em meados de 2008 – pela experiência santa-mariense, que também terá recursos da instituição com sede em Washington, talvez fosse mais prudente pensar em 2009/10, mas enfim… E, daí porque a comissão, o troco será utilizado, em boa (ou toda, não sei) medida para pavimentar trechos de acesso a mais de uma centena de municípios do Rio Grande.

 

PREOCUPAÇÕES CLAUDEMIRIANAS:

1 – no relatório de Pavan, que seus pares referendaram, há pedido de prioridade para obras já existentes e/ou em fase de conclusão. Isso, de imediato, pergunto, retira da pauta os 20 km que separam Santa Maria de São Martinho da Serra?

 

2 – no documento aprovado também se recomenda (o que não é incorreto) que sejam priorizadas, igualmente, as comunas que ainda não possuam asfalto. Pergunto: há a possibilidade de incluir, inclusive por interesse econômico óbvio, a ligação entre a BR 392 (Santa Maria-São Sepé) e o distrito de Santa Flora?

 

Desculpa, mas perguntar não ofende, não?

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aquia reportagem “Aprovado relatório final da Comissão da Malha Rodoviária”, de Marinella Peruzzo, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. E também outros textos informativos do parlamento gaúcho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo