Arquivo

Na mesa. Em cinco anos, nunca se vendeu tanto alimento quanto no primeiro semestre de 2007

O preço dos alimentos é o que mais tem puxado a inflação. Sua elevação, por exemplo, é a maior entre os itens pesquisados pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão (NEPE)do curso de Economia da Unifra – que faz o levantamento do custo de vida em Santa Maria.

 

Dos nove grupos de bens, produtos e serviços em que se divide o trabalho do NEPE, foi o da Alimentação, com 2,84%, o que mais pesou no bolso do consumidor da boca do monte em julho (Clique aqui para saber mais). Ainda assim, não há queixas na indústria de alimentos.

 

Afinal de contas, o consumo cresce de uma forma vigorosa. A ponto de a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), em reportagem do jornal O Estado de São Paulo (confira, lá embaixo, a sugestão de leitura), ter divulgado que o setor (incluindo bebidas) vendeu mais de R$ 100 bilhões nos primeiros seis meses do ano.

 

Isso significa um acréscimo de 8,2% em relação ao desempenho da indústria em idêntico período de 2006. E, ao mesmo tempo, constatou a ABIA, trata-se do melhor semestre em termos de vendas ao consumidor brasileiro (responsável por 75% das compras) desde 2002.

Convenhamos, é muito provável que aí esteja um pedacinho da explicação para a popularidade presidencial entre os mais ricos, no caso, os industriais; e os mais pobres – que aumentaram sensivelmente o consumo de alimentos.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira a reportagem “Venda de alimentos é a maior em 5 anos”, de Marcia de Chiara e Vera Dantas, n’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo