Pista livre. Rodovia BR 158, o principal corredor do Mercosul, está oficialmente inaugurada
Desde o final da tarde desta sexta-feira, após quatro décadas de luta, a comunidade santa-mariense e regional já pode comemorar: enfim, está pronta, inaugurada e oficialmente liberada a BR 158, o caminho mais curto para o Mercosul.
Para mais detalhes da solenidade que marcou essa nova época, e também outras informações, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Patrícia Lemos, a foto de João Vilnei. A seguir:
PAC – BR-158: Corredor do Mercosul é liberado oficialmente
A principal ligação do Rio Grande do Sul com Uruguai, Paraguai e Argentina, foi inaugurada oficialmente, na tarde desta sexta (26). O trecho da BR-158, de Santa Maria a Rosário do Sul, teve seus 115 quilômetros liberados em uma cerimônia organizada pela Prefeitura de Santa Maria, que apoiou a execução da obra de asfaltamento.
Cerca de 200 pessoas acompanharam o ato (foto) que teve foguetório e a presença da Banda da 3ª Divisão do Exército, no Posto Rodalex, que fica na estrada. Na oportunidade, o Prefeito Valdeci Oliveira lembrou que desde a década de 70 falava-se na construção da BR-158. “Nasci e me criei em São José da Porteirinha vendo esta obra parar inúmeras vezes. Aqui tem a participação dos municípios de toda a região e será o caminho para trazer mais recursos, oportunidades e desenvolvimento para todo o Estado. Por ver esta realização, saio dos meus oito anos de mandato com a cabeça erguida, pois sonhos são possíveis e a BR-158 é mais um que se tornou realidade”, disse Valdeci.
O Secretário de Saúde e Meio Ambiente de Rosário do Sul, que representou o discurso dos municípios da região, disse que a BR-158 “não encurtará apenas a distância entre as cidades, mas a distância no caminho do desenvolvimento”. O diretor de Infra-Estrutura Rodoviária do DNIT, Hideraldo Caron, veio de Brasília para participar da inauguração. “Com certeza Santa Maria saberá reconhecer quem realmente trabalhou para que esta obra fosse realizada”, disse.
O asfaltamento da BR-158 começou nos anos 80 e parou inúmeras vezes, sendo retomada em 2005. Após 2007, com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nunca mais foi interrompida. O custo total foi de R$ 122 milhões do Governo Federal. Deste valor, R$ 109 milhões do PAC Infra-estrutura.
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.