Arquivo

Se entregando. Renan não vai a Lula. Ah, e até a oposição já admite arquivar novo processo

A mídia está noticiando que o senador Renan Calheiros, que iria conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tão logo este retornasse da Europa, o que aconteceu nesta terça-feira, não irá mais ao Palácio do Planalto. Quer dizer, não existirá ao menos uma visita oficial. Quem sabe, privadamente, o presidente do Congresso visite Lula, talvez no Palácio da Alvorada, a residência presidencial. E não necessariamente já.

 

Qual o significado de tudo isso? Que Renan (e quem o apóia) considera prejudicial à sua própria causa uma audiência formal com o Presidente. Faz sentido. Quaisquer ilações que se fizessem a respeito tenderiam a não ser favoráveis ao interesse do senador. É. Pode ser. Quem sabe seja, mesmo.

 

O certo, e isso sim Renan Calheiros pode festejar, é que se encaminha para o arquivamento pelo menos uma das representações contra ele em tramitação no Conselho de Ética. Trata-se do processo em que ele é acusado de traficar influência em favor da cervejaria Schincariol. Todo ele baseado em reportagem da revista Veja, e nada mais.

 

Até mesmo a oposição, que pelo menos no discurso parece um tigre, nesse caso está virando um gatinho. E o próprio grão-tucano, o feroz Arthur Virgílio, declarou ao jornal O Globo que seria “leviano” agir sem provas. No que foi acompanhado pelo não menos brabo Demóstenes Torres, do DEM.

 

Resumindo: a tendência (que sempre pode mudar, afinal a Veja circula semanalmente e uns e outros a têm como oráculo) é amainar, aos poucos, a situação política do senador. É com isso que ele conta, a propósito, para manter-se no cargo. Com isso e sua eventual capacidade para votar os projetos do interesse do governo. Do contrário, nem uma dúzia de conversas com Lula o salvará. É o que penso.  

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Renan desiste de encontro oficial com Lula”, de Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos, n’O Globo.

Leia também a notícia “Até oposição admite arquivar segundo processo contra Renan”, de Rosa Costa, d’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo