Arquivo

TVA-Abril. A CPI parecia “Porcina”, mas já tem chance de sair! Tem gente se borrando

Tem gente que adora CPI. Como tem aqueles que adoravam, e agora não querem ver qualquer delas pela frente. O PT, por exemplo, sempre quis CPI. Não se entusiasma mais – é governo. O DEM (quando se chamava PFL) e PSDB detestavam CPI – e em São Paulo, onde é poder, os tucanos continuam odiando. Agora, em Brasília, fazem coro com o PSol – o PT de ontem, dizem uns e outros. E querem uma comissãozinha parlamentar de inquérito.

 

Bem, nem todas. Na verdade, a que poderá investigar as relações de uma legítima representante da mídia grandona, a Editora Abril, com sua coligada TVA (empresa de TV por assinatura) e sua “parceria” com os espanhóis da Telefônica, segue em banho-maria. Mas talvez acabe instalada. E está assustando uma porção de gente. Menos da empresa que publica a Veja, que não a quer de jeito nenhum, e mais outras representantes do mandarinato da mídia. Por que, hein?

 

Boa pergunta, que só uma CPI poderia responder. E, como já há chance concreta de ocorrer, mesmo em segredo (quem vai noticiá-la, além de mim e de outros veículos de internet?), tem que se borre todo. Ai, ai, ai, ai. Ah, confira o que escreveu, na tarde desta quarta-feira, a jornalista Helena Chagas, no Blog dos Blogs, sobre a Comissão que teria como inspirador o presidente do Senado, Renan Calheiros. Não chega a ser exatamente esclarecedor, mas oferece pistas beeeeem interessantes. A seguir:

 

“A pauta oculta da Câmara: CPI da TVA

Vocês me perguntam sobre a CPI da TVA. Ontem estive lá na Cãmara e percebi que, enquanto da superfície todos discutem CPMF, esta é a pauta oculta, subterrânea, que está deixando muita gente com os cabelos em pé e os nervos à flor da pele. Os petistas não querem retirar as assinaturas e tudo indica que Arlindo Chinaglia vai instalá-la. Haverá recursos à CCJ e etc, mas não sei se tem clima para barrar não. A questão parece ser muito mais delicada, profunda, subterrânea, do que imagina nossa vã filosofia. Não entendo muito desse assunto (graças a Deus). Mas o que se diz ali é que Renan atirou no que viu – o negócio da TVA e da Abril – e acertou em muita coisa que não viu. “


SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui , se desejar, outras notas publicadas por Helena Chagas, e também Tales Faria, que é editor de Política do Jornal do Brasil, no Blog dos Blogs.

É interessante ler, também, inclusive para perceber o que pode estar por trás de todo o pânico, o que escreve o Blog do Mello: “Abaixo assinado a favor da instalação da CPI da TVA”. Para acessar, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo