Arquivo

Os miseráveis. Chega a 57 milhões o número de brasileiros que “vivem” com até R$ 175 por mês

O ministério da Previdência constatou, com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, que 21,9 milhões de brasileiros deixaram a linha de pobreza no País. Os doutos creditam, e até nem estão errados, essa suposta vitória aos programas sociais e aos benefícios pagos pela Previdência.

 

Entendem mais, os porta-vozes da Previdência oficial: se não existissem esses recursos, o número de miseráveis seria de exatos 79,7 milhões de brasileiros. Ou algo como 43% da população brasileira. Donde se deduz, aritmeticamente, que sobram 57,8 milhões em condições de pobreza.

 

Aí começa a minha discordância. Como é possível acreditar que sejam simplesmente pobres aqueles que, pela demarcação do IBGE e interpretação da Previdência, ostentam renda máxima de R$ 175 mensais? Na verdade, mais que pobre, esse contingente, que beira os 31% da população, tem outro nome: miseráveis.

 

Ok, ok, ok. Saúde-se a mudança de vida, para melhor, desses quase 22 milhões. Mas não se queira vender a idéia de que os demais são apenas pobres. Que se lembre a importância dos benefícios sociais. E eles são mesmo importantes. Mas, com certeza, a insuficiência também é óbvia. É preciso avançar. E bastante, para que não se ilustre o fato de que os miseráveis somem “apenas” um terço da população.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Previdência e assistência social retiraram 21,9 milhões de brasileiros da pobreza em 2006”, de Isabela Vieira e Wellton Máximo, da Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo