Arquivo

Tudo pelo PAC? Presidente vai a 20 estados até outubro. Que tal Lula e Márcio fortes em SM?

Confira, a seguir, parte da reportagem assinada pela jornalista Letícia Sander, da sucursal de Brasília da Folha de São Paulo. Lá embaixo, o meu comentário:

 

“Presidente visitará 20 Estados antes da campanha eleitoral

 

Programas de forte cunho social – e eleitoral – levarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a visitar pelo menos 20 Estados nos próximos meses, durante a pré-campanha para as eleições municipais.  Vamos colocar o pé na lama”, afirmou o ministro Márcio Fortes (Cidades), responsável pela organização de parte do roteiro presidencial neste primeiro semestre, sobre as visitas aos “canteiros de obras”.

 

Fortes entregará ao presidente na próxima semana uma lista com dez projetos grandes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prontos para receberem a “ordem de serviço” –na prática, o aval para o início das obras. Lula deverá visitar alguns desses locais.

 

Das viagens dadas como certas, uma será às obras na Favela do Lixão, em Duque de Caxias (RJ). O governo federal vai liberar R$ 127 milhões para o projeto. A cidade é comandada pelo PMDB, da base governista. Estima-se que nos próximos meses Lula passe até dois dias da semana fora de Brasília.

 

Outro programa que levará o presidente a andar pelo país é o “Territórios da Cidadania”, cujo lançamento estava previsto para a próxima semana em Brasília, mas foi adiado e deve ocorrer até 25 de fevereiro.

 

O programa contempla iniciativas em 60 regiões definidas pelo governo como os piores “grotões de pobreza”. Esses 60 territórios agrupam 958 municípios que, segundo o Planalto, receberão até R$ 7 bilhões neste ano em iniciativas como construção de estradas, capacitação de professores e estímulo à agroindústria.

 

Caravanas

 

O governo planeja fazer “caravanas ministeriais”, com visitas do primeiro escalão de Lula aos “territórios”. A previsão é de que Lula vá pessoalmente a pelo menos quatro deles. Uma das cidades deve ser Quixadá (CE), onde a prefeitura é do PT.

 

As atividades do presidente em ano eleitoral são freqüentemente alvo de polêmica. O governo defende que precisa manter a máquina estatal funcionando. Também argumenta que viagens, inaugurações e eventos fazem parte de uma rotina presidencial.

 

O Planalto afirma ainda que as futuras viagens se referem a programas que estão sendo concretizados e que não há ligação entre o roteiro do presidente e as eleições municipais de 2008. Na prática, porém, a fronteira é tênue.

 

O presidente Lula é um forte cabo eleitoral. Pesquisa Datafolha feita em novembro do ano passado mostra que…”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Entre nós, mas sóóóó entre nós, seria muuuuito interessante, ou no mínimo curioso, ver o Presidente da República visitar as (várias) obras do PAC na boca do monte, ao lado do seu ministro das Cidades. Quem acompanharia quem, nessa empreitada? Afinal, se aqui são adversários, PT (de Lula) de um lado e PMDB e PP (de Márcio Fortes) do outro, em nível nacional estão bem juntinhos. Que tal, hein? Lula, Farret, Schirmer, Pimenta, Fortes, Valdeci – e , claro, os invariáveis papagaios de pirata – todos confraternizando. Não seria engraçado?

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Presidente visitará 20 Estados antes da campanha eleitoral” de Letícia Sander, na Folha de São Paulo. Ah, uma curiosidade: Letícia é jornalista formada em Santa Maria, na UFSM, da metade para o fim dos anos 90.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo