Arquivo

Atrás de troco. Yeda Crusius em Brasília, para conversar com ministros. Assunto? Adivinha!

Claro que você já sabe a resposta para a pergunta aposta no título desta nota. O Estado simplesmente não tem recursos suficientes para bancar obras de infra-estrutura. Nem sei, aliás, se é incumbência provincial ou federal – desconfio que seja, mesmo, responsabilidade da corte.

 

O fato, porém, é que a governadora Yeda Crusius vai conversar nesta terça com gente que pode ajudar o Rio Grande, a partir de Brasília. Para saber mais detalhes do périplo da Chefe do Executivo gaúcho, confira o material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

 

“Yeda Crusius vai a Brasília tratar de investimentos em energia e infra-estrutura no Estado

 

A governadora Yeda Crusius tratará, nesta terça-feira (19), em Brasília, de investimentos nas áreas de energia e infra-estrutura no Rio Grande do Sul. Além da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, Yeda se reunirá com os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e dos Transportes, Alfredo Nascimento. A pauta integra a agenda estratégica do governo estadual para eliminar gargalos que impedem o desenvolvimento sustentado do Estado. “São ações estruturantes, da maior importância para o Rio Grande do Sul, que espero buscar uma solução imediata junto ao governo federal”, avalia a governadora.

Na pauta da energia, uma das questões mais importantes é a mobilização da região das Missões em torno das obras da Usina Hidrelétrica Binacional de Garabi, em Garruchos, na fronteira com a Argentina. A capacidade de produção estimada é de 1860 MW, pouco mais da metade do consumo atual do Estado, que é de 3400 MW, e o empreendimento modificará o mapa econômico e social das Missões, com geração de emprego, renda e capacitação técnica. Os prefeitos de Garruchos, Roque Gonzalez, Pirapó, Porto Xavier e São Luiz Gonzaga, e deputados federais e estaduais, acompanharão a audiência com o ministro Edison Lobão.

Também serão debatidos, entre outros assuntos, as formas de financiamento para o plano de expansão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), bem como a inclusão do carvão como alternativa energética brasileira. Também está prevista a assinatura de aditivo contratual entre a CRM e a CGTEE para fornecimento de carvão beneficiado para a Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici, na Mina de Candiota.

Ao ministro Edison Lobão, Yeda solicitará ainda um marco regulatório para a comercialização de energia eólica, garantindo um leilão específico para essa fonte, em atendimento à reivindicação de municípios da Fronteira e Metade Sul. Ainda em benefício dessas regiões, a governadora debaterá a implantação de terminal de gaseificação da Sulgás e a prospecção de petróleo e gás natural na Bacia de Pelotas.

Infra-Estrutura
Na agenda de infra-estrutura, Yeda Crusius tratará da federalização da RSC 471 Norte, trecho entre Soledade e a BR 287, que coincide com o traçado da BR 153, a chamada Transbrasiliana, planejada pela União. A solicitação de incorporação da rodovia, de ligação da região Norte do Estado ao porto de Rio Grande, já foi encaminhada ao DNIT. A duplicação da BR 392, entre Pelotas e Rio Grande, e da BR 386, de Tabaí a Lajeado, que não constam do último relatório do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, também serão discutidas, entre outras questões pendentes, como a liberação de R$ 22 milhões junto ao BNDES para a conclusão das obras da Av. Baltazar de Oliveira Garcia e a solicitação de R$ 20 milhões para remoção da Vila Floresta, permitindo a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Faixa de Fronteira
Outra questão considerada decisiva pela governadora para o desenvolvimento econômico e social do Estado refere-se à faixa de fronteira. A governadora iniciará as tratativas para a redução da faixa de 150 km para 50 km, solicitando a supressão da redação que veda a aquisição de terras na faixa por empresa estrangeira – há interesse nessas áreas por empreendimentos de geração de energia e de florestamento.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo