
Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Reprodução
O documentário “Antigo Colégio Bom Conselho: um documentário sobre memórias e ressignificações” resgata a história do Antigo Colégio Bom Conselho, um dos espaços mais simbólicos de Silveira Martins. O local, que marcou gerações e guardou histórias impressas em cada parede, hoje abriga o Espaço Multidisciplinar da UFSM. É dessa ponte entre passado e presente que o filme se constrói, revelando a força da memória, o valor do patrimônio e a potência de ressignificar lugares que permanecem vivos no imaginário coletivo.
A produção percorre diferentes fases do Antigo Colégio Bom Conselho, desde sua origem, em 1908, como instituição de ensino, até sua transformação no atual Espaço Multidisciplinar. Ao entrelaçar relatos, imagens de arquivo e cenas atuais, o documentário evidencia como o local se ressignifica sem perder sua essência, destacando a continuidade de seu papel social e cultural na comunidade de Silveira Martins.
Dirigido por Thomás Townsend e Isadora Juliatto, o curta reúne depoimentos de figuras centrais da história e do atual momento do Antigo Colégio, conduzindo o espectador por uma viagem no tempo que evidencia as transformações, memórias e significados construídos ao longo dos anos.
O documentário estreia em 23 de abril, com duas exibições em Silveira Martins: às 9h, para alunos do Colégio Bom Conselho, e às 14h, no Teatro Ludovico Guerra, localizado no Espaço Multidisciplinar da UFSM.
Assista ao teaser e conheça um pouco dessa história que atravessa gerações.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.