Arquivo

BIRD. Empréstimo garantido explica a faceirice da governadora, que agradeceu aos senadores

Enfim, foi autorizado, pelo Senado, a contratação junto ao Banco Mundial (BIRD) de empréstimo de U$ 1,1 bilhão, pelo Governo do Rio Grande do Sul. O trocão servirá para reestruturar a dívida gaúcha e, mais que isso, poderá permitir que sobre algum para investimentos, algo hoje inimaginável.

 

Por conta disso, a governadora Yeda Crusius, em entrevista nesta quarta-feira, reconheceu e agradeceu ao empenho dos senadores do Rio Grande do Sul que, não obstante partidos diferentes, se esforçaram bastante para garantir a autorização. Acompanhe mais do que disse a Chefe do Executivo, no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

 

“Empréstimo do Bird beneficia “o nosso e os próximos governos”, afirma Yeda

 

Em entrevista nesta quarta-feira (2), a governadora Yeda Crusius destacou a importância da autorização do Senado para o Governo do Estado contratar financiamento de US$ 1,1 bilhão junto ao Banco Mundial (Bird) por “beneficiar o nosso e os próximos governos”. A governadora agradeceu o empenho dos senadores gaúchos para viabilizar a votação da operação em plenário, na noite de terça-feira (1º).

 

Segundo Yeda, “agora temos uma dívida para pagar em 30 anos com uma taxa de juros mais baixa. Isso equivale a dizer que o Estado vai pagar por mês e por ano um volume muito menor de dívidas por 30 anos”. Ela espera a aprovação da operação pelo Banco Mundial ainda em julho.

Na análise feita pela governadora, o governo trabalha para o Estado “fazer um superávit, gerar receitas maiores que as despesas”. Por isso, explicou Yeda, o governo não pode gastar mais e arrecadar menos, “porque temos que pagar uma cota enorme de dívida”. Para ela, “essa é a maior conta que o Estado tem depois da conta dos inativos, que fazem termos índices de saúde, educação, os melhores do Brasil”.

 

Agradecimento aos senadores
Na expectativa de Yeda Crusius, o contrato deverá ser assinado neste mês. A governadora definiu a decisão do Senado como “uma luta belíssima, uma luta de tirar da pauta medidas provisórias para assinar coisas que importam ao Estado. Então foi uma luta muito renhida, e contou com todos os estados”. Ela agradeceu “a todos os que no Senado entenderam que tinham que livrar as medidas provisórias de pauta para poder ajudar o Rio Grande do Sul a…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo