Arquivo

Economia de SM. Oferta de empregos cresceu. É fato. Pena que faltem números para comprovar

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal tem produzido e distribuído aos veículos de comunicação uma série de reportagens tendo como foco o desenvolvimento econômico de Santa Maria. Aliás, trabalho de qualidade, devo ressaltar.

 

O texto mais recente, que tem como autor Matheus Rivé, trata da questão do emprego. É evidente, basta andar pela cidade ou conhecer um pouco da economia santa-mariense, para perceber que há uma oferta importante, significativa mesmo, de novos postos de trabalho. É até possível listar a construção civil e seus subsegmentos, além do setor de prestação de serviços, como os principais geradores dessa oferta.

 

Os especialistas e os diretamente envolvidos na questão do emprego também têm convicções a respeito. Pena, mas pena mesmo, é que faltem números (pelo menos até onde vai meu conhecimento, e também da reportagem produzida) que comprovem cientificamente aquilo que empiricamente é facilmente perceptível.

 

Em todo caso, a reportagem vale a pena. É otimista, como são, imagino, os santa-marienses que ocuparam os postos de trabalho criados nos últimos tempos. Acompanhe a íntegra do texto, a seguir:

 

“ECONOMIA EM PAUTA – Santa Maria oferece mais emprego

 

Santa Maria caminha para tornar-se a cidade das oportunidades. O município que já dispõe de mão-de-obra qualificada, agora tem a sua infra-estrutura melhorada para atrair investimentos. Na reportagem da série “Economia em Pauta” de hoje, será mostrado que o número de empregos aumentou na cidade e o que a Prefeitura de Santa Maria, com apoio de algumas entidades, faz para fortalecer a economia do município.

Uma ação importante promovida pelo Executivo Municipal é oferecer isenção de ISSQN, IPTU e Taxa de Serviços Urbanos para empresas que planejam ampliar sua estrutura na cidade. O Executivo pretende oferecer essas facilidades aos empreendedores que planejam instalar-se no município. A proposta foi discutida pelo Comitê Assessor do Empreende Santa Maria, na última quinta (17). O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Binotto acredita que a medida irá fortalecer o setor industrial da cidade. “É uma forma de incentivar o crescimento das indústrias já instaladas em Santa Maria e também de atrair novos investimentos”, explica Binotto. Agora, a Procuradoria Geral do Município (PGM) analisa as questões legais que envolvem o projeto. O Secretário de Desenvolvimento Econômico ainda explica que depois dessa questão burocrática, o projeto já pode entrar em vigor.

Segundo a subdelegada da Delegacia Regional do Trabalho, Fátima Castro, os setores de comércio e prestação de serviço são os carros–chefe da economia santa-mariense. Fátima informa também que o número de empregos aumentou na cidade. Ela explica que a Delegacia Regional do Trabalho não tem dados concretos, mas que de fato é possível afirmar que o número de trabalhadores com carteira assinada é maior. “Desde meados dos anos 2000 é possível perceber que o número de empregos tem aumentado, isso sempre por questões pontuais. Em 2006 o crescimento do número de vagas foi impulsionado setor de construção civil”, informa Fátima.

Crescimento de Santa Maria retratado pela imprensa
A edição do mês de julho da revista VOCÊ S/A divulgou uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas que aponta as 100 melhores cidade do Brasil para se fazer carreira. Na reportagem Santa Maria aparece no 44° lugar. O município se destacou no cenário nacional, pois ficou a frente de cidades como Sorocaba (SP), Blumenau (SC), Joinville (SC), Duque de Caxias (RJ), Bento Gonçalves (RS), Diadema (SP), Campina Grande (SP), Cascavel (PR), Novo Hamburgo (RS), São Leopoldo (RS), entre outras.

A pesquisa avaliou 127 cidades e levou em consideração três indicadores: educação (número de matrículas e oferta de cursos de graduação e pós-graduação), vigor econômico (arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) e PIB municipal) e saúde (número de leitos e de profissionais de saúde para cada 1.000 habitantes). Os …”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Economia em pauta – Santa Maria oferece mais emprego”, de Matheus Rivé, da assessoria de imprensa da prefeitura. E clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria do Executivo Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo