Arquivo

Economia solidária (27). Reflexo da feira, um banco de sementes permanente em Santa Maria

Confira a reportagem assinada pela jornalista Patrícia Lemos, da assessoria de Imprensa da prefeitura, com a colaboração de Rita Barchet.

 

“Os mais variados tipos de sementes agora terão um espaço permanente para troca, em Santa Maria. Na manhã deste domingo (13), foi inaugurado o Banco de Sementes Chico Mendes, o primeiro da região Centro do Estado. A sede será no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, bairro Medianeira, onde ocorre a 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, até às 19h deste domingo.

No ato foram entregues equipamentos como balanças, computadores, aparelhos de ar condicionado e mobiliário, totalizando um investimento da Prefeitura de R$ 80 mil. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Santa Maria, Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Projeto/ Esperança Cooesperança.

O prefeito Valdeci Oliveira disse que, como foi agricultor até os 19 anos, entende a importância de um Banco de Sementes. Ainda ressaltou que o ato de hoje foi a colheita de uma idéia lançada na Feira de Economia Solidária de 2007. “Este local deve ser referência para agricultores familiares que não trocarão apenas sementes, mas sim experiências”, enfatizou.

Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/ Cooesperança agradeceu a parceria da Prefeitura e do Governo Federal e disse: “Água terra e semente são bens da humanidade inegociáveis.” Claudio Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Agrário disse que o Banco Chico mendes é a prova de que discutir e firmar parcerias dá resultado.

A inauguração ocorreu dentro da programação da 4ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, 15ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), 7ª Feira Nacional de Economia Solidária e 4º Seminário Latino-americano de Economia Solidária. As atividades foram até às 19h deste domingo, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Banco de Sementes
O Banco de Sementes Chico Mendes servirá para produtores rurais terem acesso a sementes que ainda não plantaram. Não haverá venda, mas sim troca dos produtos. Um agricultor pode levar 1 kg de um tipo de semente. Após o plantio e colheita, ele deve devolver a mesma ou outra semente em quantidade maior. O objetivo é proporcionar a troca de conhecimento por meio das diferentes espécies de sementes que serão retiradas e repostas no Banco.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo