Arquivo

Eleições 2008. 87 congressistas concorrem em outubro. Inclusive os 2 deputados de Santa Maria

Paulo Pimenta é um dos 15 deputados federais do PT que concorrem a prefeito em 5 de outubro. E Cezar Schirmer é um dos 14 do PMDB na mesma situação. Um deles ou, remotamente, os dois, continuará em Brasília em 2009. O outro ocupará a cadeira hoje utilizada por Valdeci Oliveira.

 

Sobre os congressistas candidatos e, portanto, já em campanha para voltar à sua comuna, confira reportagem especial publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. O texto é assinado por Renata Machado e Tatiana Damasceno. A seguir:

 

“Parlamentares em campanha eleitoral

Ao todo, 80 deputados e três senadores concorrerão a prefeito. Outros quatro congressistas disputarão como vice

Em apenas dois meses, o tradicional afunilamento provocado pela proximidade do calendário eleitoral reduziu de 114 para 84 o número de deputados que pretendem concorrer nas eleições municipais deste ano. Após três semanas de debates, as convenções partidárias, encerradas ontem (30), resultaram na candidatura a prefeito de três senadores e 80 deputados. Outros quatro parlamentares com assento na Câmara participarão da corrida eleitoral na condição de vice. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Congresso em Foco nos gabinetes dos congressistas e das lideranças partidárias.

Veja a relação dos candidatos por estado

Veja a relação dos candidatos por partido

Com 87 parlamentares na rua, a campanha deste ano envolverá um número ligeiramente inferior ao registrado nas eleições de 2004, quando 91 congressistas entraram na disputa. Desses, apenas 20 – 18 deputados e dois senadores – conseguiram se eleger.

A maioria dos parlamentares candidatos integra a base de apoio do governo Lula. São 67 representantes de partidos governistas e apenas 20 da oposição (DEM, PSDB, PPS e Psol). Embora a eleição tenha conteúdo local, a maioria de deputados e senadores não esconde que pretende tirar proveito dos elevados índices de popularidade do atual presidente.

De acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, o governo petista tem avaliação positiva de 58% dos entrevistados. Já a aprovação pessoal do presidente chega a 72%. Foram ouvidas pelo Ibope 2.002 pessoas entre os dias 20 e 23 de junho, em 141 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O PT lidera a lista de parlamentares candidatos, com 15 nomes, seguido do PMDB, com 14 nomes. Na oposição, o DEM é a bancada com o maior número de candidatos: nove congressistas. O PSDB vem em seguida, com seis representantes. No Senado, apenas governistas se arriscarão às urnas: os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), candidato à prefeitura do Rio, Wellington Salgado (PMDB-MG), que concorrerá em Uberlândia, e Patrícia Saboya Gomes (PDT-CE), na disputa em Fortaleza…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Parlamentares em campanha eleitoral”, de Renata Camargo e Tatiana Damasceno, no sítio especializado Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo