Arquivo

Eleições 2008. Até quarta, candidatos têm que fazer prestação parcial das contas de campanha

É uma inovação, em relação às últimas eleições municipais: os candidatos a prefeito e a vereador terão que fazer até 6 de agosto, a próxima quarta-feira, uma prestação de contas parcial dos gastos (e das receitas) da campanha. Algo que foi introduzido no pleito geral de 2006.

 

Isso significa que, em Santa Maria, já será possível saber quanto entrou e saiu nas contas dos candidatos. Aliás, o Tribunal Superior Eleitoral facilitou a vida dos coordenadores de campanha (sim, são eles que acabam fazendo de fato o serviço) ao criar um programa específico para isso. E o relatório será feito exclusivamente pela internet, como explica reportagem do Centro de Divulgação do Tribunal Superior Eleitoral. Confira:

 

“Prestação de contas parcial pode ser feita pela internet a partir de 1º de agosto

 

A partir da próxima sexta-feira (1º) os partidos políticos e candidatos nas eleições municipais de 2008 já podem baixar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o sistema para a prestação de contas de campanha.

De acordo com a Resolução 22.715 do TSE, essa primeira prestação de contas parcial deve ser feira até o dia 6 de agosto, com informações dos recursos recebidos para financiamento durante a campanha e também os gastos realizados. 

Para as eleições de 2008, o TSE implantou inovações a fim de facilitar o procedimento e evitar fraudes nas prestações de contas de campanha. Pela primeira vez, a entrega será feita por meio da internet em um sistema parecido com o da Receita Federal para a entrega da declaração de imposto de renda. Esse sistema estará disponível a partir da próxima sexta-feira no site www.tse.gov.br.

Com essa inovação, os responsáveis pelas contas de campanha precisam apenas preencher os dados até o dia 6 de agosto e encaminhá-los à Justiça, sem a necessidade de mandar um arquivo em mídia. De acordo com Wladimir Caetano, da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TSE, o procedimento vai evitar que os cerca de 400 mil candidatos corram…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Prestação de contas parcial pode ser feita pela internet a partir de 1º de agosto”, produzida pelo Centro de Divulgação do Tribunal Superior Eleitoral.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo