Arquivo

Mudanças no governo. Yeda adia reforma do secretariado. Talvez espere decisões na Assembléia

A governadora Yeda Crusius saiu de cena na sexta-feira. A explicação: aproveitaria os três dias de fim de semana para avaliar a “carta-compromisso” elaborada pelo gabinete de transição, composto de integrantes nomeados pelos partidos aliados e que ouviram segmentos da sociedade. Mais que isso: a partir desse documento, que seria divulgado nesta segunda, é que se formatará um novo governo, inclusive com mudanças no secretariado.

 

Pois bem, o retiro aconteceu, a avaliação também. Mas a divulgação da carta e de eventuais mudanças foi adiada. Estima-se que ocorra ainda esta semana. No entanto, é a sensação dominante, deverá ser apenas depois de a Assembléia Legislativa chancelar o relatório de Adilson Troca (PSDB), aprovado na CPI do Detran – o que deverá acontecer amanhã. E após, também, a definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que acontece hoje.

 

É isso? É. Mas não apenas. A impressão é de que algumas outras peças ainda precisam ser amarradas, para que a governadora divulgue à sociedade, além do documento com o qual pretende “prender” (ou comprometer) os partidos da base, também os nomes daqueles que o defenderão até o final do governo.

 

As mudanças, há quem diga, serão cosméticas. O que não quer dizer desimportantes. E contemplarão os partidos que hoje já controlam politicamente o governo, afora o da própria Chefe do Executivo, o PSDB. O PP deverá manter o espaço, mas como previ ainda no dia 9 de junho (releia aqui) – e não mudei de idéia – quem vai ganhar um bom naco nessa redivisão será o PMDB. Pode apostar.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Relatório final da CPI do Detran e LDO 2009 devem ser votados esta semana”, de Roberta Amaral, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

E leia aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela AN do parlamento gaúcho.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo