Arquivo

Vacina anti-escândalo? Yeda Crusius cria um organismo de controle e portal “Transparência”

O fato é que os primeiros 18 meses de mandato, a parte possíveis vitórias econômicas, com economia de gastos com a máquina pública (não obstante o inevitável desgaste com a opinião pública), foram um sem fim de crises no “front” político da governadora Yeda Crusius. O ápice talvez tenha sido a CPI do Detran.

 

Ao longo do período em que os deputados se digladiavam em sessões intermináveis no plenarinho da Assembléia Legislativa, com direito a transmissão direta pela TV do parlamento, e a óbvia repercussão junto à mídia, a Chefe do Executivo perdeu nada menos que três secretários. E não quaisquer assessores. Foram-se um técnico recrutado em Brasília, Ariosto Culau, um técnico e amigo pessoal, Delson Martini, e um político de primeira grandeza retirado da administração municipal de Porto Alegre – Cezar Busatto. Este último, em função de outro foco de crise, o “grampeador” vice-governador Paulo Feijó.

 

Enfim, sossego não é exatamente o que teve Yeda Crusius, nem completada ainda metade do período para o qual foi eleita. Assim, o chamado “Gabinete de Transição” foi criado, com a participação dos partidos aliados. Que, agora, promete Yeda, terão que se submeter à carta-compromisso elaborada pelo grupo e que será anunciada publicamente na próxima segunda-feira. A ela terão que aderir todos os signatários. Vale dizer, os partidos aliados – e quem ocupar os cargos por ele indicados. Vai dar certo? Ninguém ousaria afirmar. Que sim. Ou não.

 

Em todo caso, na antevéspera, a governadora já fez alguns anúncios importantes, logo após a dissolução do Gabinete criado em meados de junho. Um deles é a criação de um organismo (inicialmente supôs-se tratar de uma supersecretaria) para o qual não haverá aumento de gastos (o que significa que alguém terá de acumular serviço) e destinada ao controle do conjunto da administração. Seria uma vacina anti-escândalos, como o verificado no Detran. Porta arrombada, tranca de ferro.

 

E outra é a geração de um portal de internet chamado “Transparência RS”. Através dele a sociedade saberá tudo o que o governo está fazendo, especialmente no que toca à questão econômica, incluindo receitas e despesas. Vai funcionar? Talvez sim. Talvez não. O futuro (que não está distante) dirá.

 

Enquanto isso, acompanhe parte da reportagem produzida pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, com o conteúdo de entrevista coletiva concedida por Yeda na tarde desta quinta-feira. A foto é de Ivan de Andrade. Acompanhe:

 

 “Governadora anuncia medidas contra o mau uso do dinheiro público

 

A governadora Yeda Crusius anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (10), um conjunto de medidas que serão adotadas na administração estadual para controlar o uso do dinheiro público e impedir que ocorram desvios. Para isso, os diversos órgãos estaduais de fiscalização interna vão atuar de maneira articulada, contando também com contribuição de órgãos de controle externo. O novo instrumento contra irregularidades virá acompanhado de um “portal de transparência”, para que a sociedade possa verificar via internet como o Estado estará procedendo.

 

As iniciativas farão parte da Carta-Compromisso que o governo do Estado está elaborando e que conta com propostas de diferentes setores representativos da sociedade civil. Yeda Crusius fez o anúncio depois de reunião com o Conselho Político, da qual participaram também integrantes do Gabinete de Transição. Além das novas medidas de combate à má utilização de recursos públicos, comunicou a reafirmação dos partidos políticos que compõem a base aliada do governo do Estado em torno dos projetos de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, nos quais, segundo enfatizou, tem contado com a parceria da Assembléia Legislativa.

 

Os mecanismos de controle anunciados incluem a instituição de um código de conduta e ética com o qual terão de se comprometer os servidores públicos em exercício de cargos de direção ou chefia. Na próxima segunda-feira (14), às 14h, será promovido um ato público, com a participação..

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, a íntegra desta e, se desejar, também de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Leia também a reportagem “Yeda anuncia medidas para combater desvio de dinheiro público”, publicada por ZeroHora.Com, com informações da Rádio Gaúcha.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo