Arquivo

Eleições 2008. A parte Schirmer e (poucos) outros, desempenho dos deputados foi decepcionante

Cezar Schirmer (foto), do PMDB, em Santa Maria; Tarcísio Zimermann, do PT, em Novo Hamburgo. Do balaio de deputados federais que concorreram a prefeito (ou vice) em 5 de outubro (ou 27, no segundo turno), foram os únicos vitoriosos. E olha que havia um punhado deles, inclusive Paulo Pimenta, em Santa Maria, e Maria do Rosário, em Porto Alegre, ambos do PT, os dois derrotados. Afora, para ficar nas cidades maiores, Ônix Lorenzoni (DEM) e Manuela D’Avila (PC do B), ambos na capital e fora do turno final.

 

Agora, você imagina que isso aconteceu apenas no Rio Grande do Sul? Na-na-ni-na-não. A derrota dos deputados federais se disseminou pelo país inteiro, no pior desempenho já apurado na história. Quem mostra isso, com muitas informações, é o sítio especializado Congresso em Foco. Confira:

 

 

“Parlamentares têm desempenho pior nas eleições de 2008

Os parlamentares tiveram um desempenho ainda pior nas eleições municipais de 2008 em relação à última escolha de prefeitos. Eles não assumirão o comando de nenhuma capital.

 

Em 2004, o índice de sucesso dos congressistas foi de 22,0%, quando tiveram foram eleitos 20 dos 91 parlamentares que enfrentaram a maratona eleitoral nos municípios. Foram 18 deputados e dois senadores.

 

Com o resultado do segundo turno …, os parlamentares devem assumir apenas 18,9% das vagas que disputaram. Dos 95 congressistas, só 18 deputados foram eleitos para as prefeituras. Nenhum senador teve sucesso.

 

Entre os eleitos, só 16 assumirão o posto principal das prefeituras – o que reduziria o índice de sucesso dos congressistas para 16,8%. Dois deputados foram eleitos vice-prefeitos, todos neste domingo.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Parlamentares têm desempenho pior nas eleições de 2008”, publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo