Arquivo

Fala o leitor! Crítica forte à cobertura do pleito pela mídia de SM. Inclusive a este sítio

Estimulei, e não me arrependo, os leitores deste sítio a se manifestar sobre a cobertura da mídia de Santa Maria dada ao pleito do último domingo. Tanto a pré quanto a realizada no dia da eleição. Várias manifestações me foram feitas – algumas pessoalmente, outras por escrito.

 

Publiquei, no domingo, a íntegra de uma delas e fiz referência a outra, em relação ao período anterior ao 5 de outubro (releia aqui, se desejar). E agora reproduzo um e-mail recebido de Marcelo Selhorst. Este leitor-internauta faz ponderações interessantes. Com elas não necessariamente concordo, pelo menos não com tudo. Mas isso não quer dizer nada. O importante é que o que ele diz merece uma leitura. Não apenas dos outros leitores, mas também (talvez principalmente) dos profissionais de mídia.

 

Afinal, falamos e escrevemos para o público, embora às vezes imaginemos que somos nós próprios os mais importantes. Ah, e tem crítica (que acolho, respeitosamente) para este (nem sempre) humilde repórter. Confira você mesmo, a seguir:

 

“Prezado Claudemir

 

Acerca da tua indagação a respeito da cobertura do pleito de 2008 em nossa cidade, posso te dizer sem medo de errar, que aquela que pelo menos a mim mais me atrai é a cobertura imparcial, que se preocupa sim com os inteligentes ouvintes e leitores que lhe dão atenção. Tive a infelicidade de ontem (domingo) ouvir a cobertura de uma das rádios mais importantes, senão a mais da cidade, e ser surpreendido, no clímax da apuração do pleito, com uma entrevista com a esposa e o pretenso prefeito eleito. Passado 1 minuto, todas as perguntas importantes já tinham sido respondidas, e o locutor, analista, auxiliar, dono da rádio começaram a parabenizar. Ora, vamos respeitar os ouvintes, agradece outra hora! Nessa mesma rádio, não houve nenhuma informação acerca do pleito em Formigueiro e São Sepé, que fazem parte do cinturão político da região.

 

Faço questão de parabenizar a cobertura da rádio Gaúcha e TVCom, que a partir de dado horário, passaram a transmitir a programação do rádio na TV, podendo acompanhar os brilhantes comentários de Rosane de Oliveira do panorama político estadual e nacional, assim como pude ver como funciona um programa de rádio!

 

Vejo nossa mídia muito focada em fulano e sicrano, deixando de analisar todo um contexto que, tu sabes melhor do que ninguém, é muito importante, como a “direita” na futura legislatura. A perda estadual do PDT. O PP em Santa Maria.

 

Política há tempos deixou de ser uma atividade e virou negócio sério, os jornalistas devem acompanhar isso, deixar de comparar eleições com jogo de futebol e se preocuparem com análises sérias e ponderadas.

 

Tua coluna é boa, sempre com assuntos interessantes e principalmente assuntos políticos que não figuram nos periódicos locais. A nível de colaboração, te recomendaria uma linguagem mais de analista, pois muitas vezes tu passas uma idéia de militante, amigo, conhecido.

 

Marcelo Selhorst”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo