Arquivo

Te cuida, Tarso! Sarney, que é fortão, quer te tirar da Justiça e colocar Jobim no teu lugar

O ex-Presidente da República e atual senador José Sarnei (na foto de José Cruz, da ABr), do PMDB, está tiririca da vida com Tarso Genro. Supõe que ações da Polícia Federal, que investiga o filho dele, Fernando, acontecem por obra, graça e patrocínio político do ministro da Justiça. E aí que, por conta disso, quer porque quer a cabeça de Tarso.

 

Não está sozinho nessa, claro. Tem o apoio de Renan Calheiros, também peemedebista e outro fortão do Senado (embora todos os problemas enfrentados quando o presidiu), e partiu pra cima. Quer, nas negociações em curso depois da eleição, que Tarso seja rifado e em seu lugar entre alguém do PMDB. E tem até o nome: Nelson Jobim, gaúcho (e santa-mariense) também, e atualmente na pasta da defesa.

 

Quem conta, e bem, essa história é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Tem até uns bastidores bastante interessantes, e que vale a pena conferir. Confira o texto e, lá embaixo, um palpite claudemiriano. A seguir:

 

“PMDB do Senado reivindica a cadeira de Tarso Genro

 Demanda é capitaneada por Sarney, com o apoio de Renan

O Plano da dupla é deslocar Jobim da Defesa para a Justiça

 

Em articulação subterrânea, a cúpula da bancada do PMDB do Senado trama contra a permanência de Tarso Genro no comando do ministério da Justiça. O movimento é capitaneado por José Sarney (PMDB-AP), que conta com o auxílio de Renan Calheiros (PMDB-AL). É a mesma dupla que ergue barricadas contra a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado, sob a alegação de que o PMDB tem direito ao posto.

 

Sentindo o cheiro de queimado, senadores do PT despejaram sua contrariedade nos ouvidos do presidente da legenda, Ricardo Berzoini (SP). Fiador de um acordo que prevê o apoio do PT à eleição de Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência da Câmara, Berzoini passou a insatisfação adiante. Avisou aos deputados do PMDB que, ser não for detida, a movimentação de Sarney e Renan pode levar o petismo a dar meia-volta no apoio a Temer.

 

Tarso Genro e o PT foram à alça de mira de Sarney por conta de uma questão policial. O senador insinua que o ministro usa a Polícia Federal para miná-lo politicamente.  Sarney enxerga as digitais de Tarso num inquérito em que a PF acusa um de seus filhos, Fernando Sarney, de traficar influência no governo federal. Coisa estritamente técnica, segundo a polícia, sem conotações políticas…”

 

PALPITE CLAUDEMIRIANO: o PT não é a maior das preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que só quer saber do apoio do PMDB para 2010. Mas o preço não será pago. Este, não. Pode apostar.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “PMDB do Senado reivindica a cadeira de Tarso Genro”, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo. E leia aqui outras notas e informações publicadas pelo jornalista da FSP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo