Arquivo

O lado bom. Yeda festeja o pagamento do 13º com recursos próprios e déficit zero após 40 anos

Foi uma grande solenidade, com a presença de muitas autoridades e figuras políticas inclusive de fora do Estado. Assim, na manhã desta segunda-feira, a governadora Yeda Crusius anunciou o pagamento, depois de quase uma década, do 13º salário aos barnabés estaduais, com recursos próprios.

 

Ao mesmo tempo, a Chefe do Executivo anunciou que, depois de 40 anos, o Estado terá déficit zero ao final de 2008. Pode-se até discutir a forma como isso foi alcançado, e essa é uma tarefa (e o discurso) da oposição. No entanto, o fato é indesmentível. Os detalhes da festa desta segunda você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

 

“Yeda anuncia déficit zero já em 2008 e pagamento antecipado do 13º salário em 5 de dezembro

 

Prometido para 2009, o zeramento do déficit público do Rio Grande do Sul foi antecedido para este final de 2008 e interrompe um ciclo de 40 anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pela governadora Yeda Crusius, em um grande ato no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Sob forte aplauso pela antecipação da conquista histórica, Yeda fez outro anúncio decorrente do déficit zero: o pagamento integral do 13º salário aos 319 mil servidores públicos do Estado, no próximo dia 5 de dezembro, com recursos próprios do Tesouro do Estado – ou seja, sem qualquer operação de financiamento. “Desde o primeiro dia de governo, afirmei que o objetivo de zerar o déficit não era contábil. Era uma decisão política de servir à nossa gente”, disse Yeda.

 

“Fato relevante ao Rio Grande do Sul”, o anúncio foi feito diante de um público em que estavam os senadores Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Flecha Ribeiro (PSDB-PA), parlamentares federais e estaduais, secretários de Estado, representantes de federações empresariais, dirigentes de estatais e convidados.

 

Sobre a importância da antecipação do 13º salário aos servidores públicos estaduais, Yeda Crusius enfatizou: “A economia estará mais aquecida neste final de ano e o setor público, menos endividado”. Para 2009, mesmo com crise mundial, o setor público estadual estará equilibrado e em condições de ser parceiro do setor privado. O Orçamento de 2009, de R$ 1,250 bilhão para investimento, amplia em cinco vezes o volume com recursos próprios do Estado”.

 

Yeda fez também um agradecimento: “Muito obrigada a cada um que acreditou no sonho, a cada um que deu seu voto de confiança, que deu a sua parte. Foram vocês que nos permitiram chegar até aqui”. Em uma breve pausa no discurso, chamou o secretário da Fazenda, Aod Cunha, para um agradecimento especial: “De fato, fizemos muito nestes dois anos de trabalho árduo e incansável, para mim e toda a minha equipe. Quero destacar aqui a dedicação e a competência da equipe do secretário Aod, que se dedicou de corpo e alma a esta etapa”. Ao abraçar Aod, a governadora foi novamente aplaudida com entusiasmo pela platéia. Yeda listou as principais realizações do seu governo em apenas dois anos, lembrando que, quando assumiu, o déficit era de R$ 2,4 bilhões – o equivalente a 12% da receita corrente do Estado.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo