Arquivo

Duplica RS.Em Brasília, Yeda quer conversar com Lula. No Rio Grande, projeto é retirado da AL

A versão online do jornal Zero Hora noticiou, no final da tarde de ontem, que a governadora Yeda Crusius (foto Ivan de Andrade/AI..Piratini) estará em Brasília nesta terça-feira. Vai com dois objetivos. Um tentar conversar com o presidente Lula (embora não houvesse, até aquele momento, agenda marcada) para tratar do Duplica RS – que no entender da Chefe do Executivo gaúcho, teve um parecer mais político do que técnico, em relação ao projeto enviado à Assembléia Legislativa. Outro é ir ao Supremo Tribunal Federal, onde se prevê seja julgado na quarta-feira a ação de inconstitucionalidade, argüida pelo rio Grande e outros seis estados, do projeto do Piso Nacional dos Professores.

 

Enquanto isso, aqui na província, ao que tudo indica será retirado, logo no início da sessão, à tarde, o projeto que trata exatamente das concessões das estradas e do pedágio. A respeito disso, especificamente, e também de outros projetos que poderão ser votados no parlamento gaúcho, acompanhe reportagem de Roberta Amaral, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. A seguir:

 

“Requerimento de retirada do Duplica RS será votado nesta terça-feira

 

Na última semana de Sessão Plenária antes do recesso parlamentar, que inicia na próxima terça-feira (23), os deputados têm pela frente 19 projetos de lei, sendo quatro do Executivo encaminhados à Assembléia em regime de urgência, oito requerimentos, dois projetos de resolução e um projeto de lei complementar, todos aptos a serem votados.

 

O mais polêmico é o que prorroga as concessões de rodovias no Estado por mais 20 anos (PL 279 2008). A expectativa é de que o líder do governo, deputado Pedro Wetsphalen (PP), apresente um requerimento de retirada do projeto na hora da votação. A decisão sobre quais projetos irão a plenário será tomada na manhã desta terça-feira (16), durante reunião de líderes no gabinete do presidente Alceu Moreira (PMDB).

 

Tramitando em regime de urgência, também deverá ser votado o abono de faltas dos professores estaduais que estiveram em greve entre os 16 de setembro e 16 de outubro deste ano (PL 285 2008). De acordo com o governo, “o governo federal e outros governos estaduais já tomaram esta mesma medida por saberem que as greves de servidores costumavam ser longas pela ausência de corte do pagamento, prejudicando a prestação dos serviços públicos à população que deles precisa”.

 

Deverá ser votado, ainda, o projeto que altera o Programa Estadual de Eletrificação Rural (PL 277 2008). A proposta prorroga para 2010 a implementação do programa, coordenado pela Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, como prevê o Decreto da Presidência da República publicado no dia 25 de abril de 2008…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Requerimento de retirada do Duplica RS será votado nesta terça-feira”, de Roberta Amaral, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo