Arquivo

Não custa lembrar.A “nacionalização” da campanha e as causas para a derrota de Pimenta

Confira a seguir trecho de nota que publiquei na manhã de 7 de janeiro de 2008, uma segunda-feira:

“Eleições 2008. “Nacionalizar” a campanha é a via mais rápida para a derrota. Inclusive em SM

A opinião não é só minha, reconheço. Mas é recorrente, a cada eleição municipal. Com a possível, mas improvável, exceção de algumas capitais, a “nacionalização” de uma campanha para as prefeituras é o caminho mais rápido para a derrota. Ou, até, para confessar a impossibilidade de vencê-la. Mesmo a “estadualização” é duvidosa, do ponto de vista eleitoral.

 

Tomemos o Rio Grande do Sul. Embora a quantidade de deputados federais, habituados ao debate nacional, como concorrentes, é muito pouco crível que o habitante de Porto Alegre, na hora de votar, esteja com a cabeça em Lula – deixará para pensar nisso no momento apropriado, em 2010. O sistema viário, a atenção à saúde, ou as dificuldades no abastecimento de água, para ficar em três exemplos, estarão muito à frente na ordem de prioridades ao eleitor. E quem não souber responder a elas, tende a dançar.

 

Sim, em Santa Maria não é diferente. Embora o percentual de servidores públicos estaduais e federais seja consistente, os últimos pleitos municipais demonstraram não ter sido fundamental na hora da decisão. Sim, para governador e presidente a história é outra, beeem outra. Para eleger um prefeito, porém, são as questões locais, e somente elas, que precisam ser respondidas. E bem. Se forem, o caminho da vitória estará pavimentado. Se não, melhor ir encomendando explicações para a derrota...”

 

Para ler a íntegra, acesse aqui.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota acima, é possível que se encontrem razões variadas para a derrota de Paulo Pimenta, no pleito municipal. E até, contraditando a análise de então do repórter, nem tenha sido assim tão influente a “nacionalização” da campanha, com a lembrança permanente de Lula e do PAC. Mas, por certo, houve uma contribuição, na medida em que o eleitor queria saber mesmo é daqui. Em todo caso, cabe uma reflexão, por quem de direito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo