Arquivo

Poder (2). Que curioso: há pelo menos um cargo que simplesmente não encontra candidatos

Você leu, na nota anterior, o que faz com que políticos e partidos se engalfinhem numa disputa por vezes insana em torno de cargos e poder no Governo Federal. E, por certo, o fenômeno se repete em nível estadual e municipal, inclusive porque os Estados e Municípios são parte do Brasil, se ninguém percebeu.

 

No entanto, há uma função, que a alguns poderia parecer das mais relevantes, fundamental mesmo para o exercício da democracia e, curiosamente, não encontra interessados. Ao contrário, quem é indicado a ela faz o possível para recusar. Sem ofender o chefe, claro, porque seria pior. É exatamente sobre isso que escreve, no Blog dos Blogs, a jornalista Helena Chagas, chefe da sucursal do SBT em Brasília. Leia, a seguir:

 

“Adivinhe se puder: qual o maior mico da Esplanada?

O nome de Walfrido dos Mares Guia para a coordenação política do governo vem sendo lembrado em conversas reservadas no Planalto há quase seis meses. Mineirissimamente, ele preferiu ir ficando quieto. Não exatamente para não ser queimado, mas para que a conversa não prosperasse.

 

Na verdade, a pasta das Relações Institucionais é uma espécie de mico da Esplanada. Não tem orçamento nem funções executivas – requisito fundamental para um político que ainda tem eleições pela frente. Sua principal função é ficar escutando queixa e pedido de deputado. Ou seja, desgaste certo.

 

Entre “ministeriáveis” – quer dizer, entre aqueles que têm chances de ir para outra pasta – é a última opção. Que o diga Tarso Genro, que, feliz da vida, arrumou há tempos as malas para embarcar para a Justiça. Jorge Viana, outro nome falado, também deixou claro que só vai em último caso. E agora surge a história de Walfrido acumular a coordenação com o Turismo. Só se for um jeito de Lula fazê-lo aceitar o novo presente.

 

Mas tá na cara que não dá certo. Assim como também não bate com a informação de que o líder do Governo na Câmara será o deputado José Múcio. Não faz sentido: serão então egressos do PTB de Roberto Jefferson dois dos principais responsáveis pela coordenação política do governo???”

 

SE DESEJAR ler esta e outras notas sobre política nacional, no Blogo dos Blogos, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo