ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Campanha eleitoral em SM e a discrição ruidosa da sabatina

Calçadão lotado de militantes e candidatos. Mas nada de estridência

A legislação eleitoral é clara: não acabou a campanha eleitoral, digamos, ruidosa. Entrega de panfletos e outro material está liberados ainda neste sábado. Isso significa que até o final do dia, e parte da noite, candidatos e apoiadores farão o que é lícito, para convencer o eleitor. Sempre foi desse modo. E assim será, também desta vez. E é legítimo.

No entanto, como prosseguir na tentativa de convencimento sem constranger o eleitor? Que neste momento está particularmente sensível e, portanto, não necessariamente afeito ao barulho – comum à toda a campanha. Assim, candidatos e militantes programam caminhadas para este sábado, durante todo o dia.

Em vários pontos da cidade será possível perceber esse movimento coordenado (e, cá entre nós, bonito) da democracia. Num deles, porém, ele será certamente mais visível. Ele mesmo, o calçadão Salvador Isaía, no coração do centro da cidade. Vai lá, depois das 10h e até às 13, aproximadamente. E perceberá. Nem que não queira.

Haverá, ali, a maior concentração de concorrentes e cabos eleitorais os mais diversos por metro quadrado. Apertos de mão, cafezinhos, conversê público e gente embandeirada. Que isso também não é proibido.

A projeção claudemiriana dá conta de que é perfeitamente possível que, se você for votar em algum santa-mariense entre a quase duas dezenas de concorrentes, ele estará por perto nesta sabatina. Apenas que, taaalvez, mais discretamente. Aliás, a discrição mais ruidoso de que se tem notícia. É a democracia. Linda e sempre bem-vinda, com o povo tendo a última palavra. Sempre.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo