PartidosPolítica

DISPUTA INTERNA. É muito improvável, mas não impossível, um superacordo no PT santa-mariense

O último encontro municipal do PT, com expressiva participação, indicou maioria expressiva para a corrente PT Amplo, que tem no deputado Paulo Pimenta a maior liderança. Depois, pela ordem, vieram (em votos) as correntes PT de Lutas e de Massas (deputado Fabiano Pereira) e Construindo um Novo Brasil (Valdeci Oliveira).

A pergunta é: até que ponto esse resultado, de dias atrás, é indicativo de que será essa a correlação de forças em outubro, quando ocorre a eleição para as direções municipal, estadual e federal? Muito provavelmente, sim. E bastante apropriado afirmar que Pimenta (e sua tendência) pode contar com uma vitória. Ou, observando de outra forma, o deputado federal petista tem tudo para ser o grande eleitor do novo presidente municipal. E é basicamente, na opinião claudemiriana, essa maioria obtida no Encontro passado, o fator determinante para acreditar que seja muito improvável um superacordo. Isso porque há um pleito estadual e outro, nacional, exatamente no mesmo dia.

Se em Santa Maria até haveria possibilidade de um “chapão”, os grupos principais estão divididos no Estado (Pimenta e Fabiano apóiam Raul Pont e Valdeci fecha com Marcel Fizzon) e também em nível de Brasil. Cada um dos três, salvo mudança que ainda pode ocorrer, terá candidato diferente à presidência do PT nacional.

Logo, ouso repetir o título desta nota: é muito improvável que ocorra um acórdão capaz de impor, por exemplo, uma chapa única – quem sabe admitindo a correlação de forças de pouco tempo atrás, com a distribuição dos cargos proporcionalmente. Mas, em se tratando de PT, também não é impossível. Como me disse um aliado de Valdeci Oliveira, para ficar numa única opinião, até metade de setembro, quando as chapas terão que ser inscritas, tudo pode acontecer. Inclusive nada.

EM TEMPO: as outras correntes com vida própria em Santa Maria, embora consideradas importantes por todos os protagonistas, não têm o poder de mudar a correlação hoje existente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo