INTERNET. Saiba um pouco mais da gênese estética que entra no ar daqui a pouco, no novo leiaute do sítio
#
O negócio deste editor é editar. E buscar notícia. E redigir. E interpretá-la, se for o caso. Ah, e publicar. Essa história de leiaute e integração com outros meios e, enfim, a nova formatação, é com quem entende disso. No caso, o pessoal da Frizza Comunicação, que trabalha nessa história há alguns meses.
Então, vamos fazer o seguinte: confira, no material da assessoria da Frizza, um pouco do espírito que preside as mudanças que você terá disponíveis daqui a pouco, a partir da meia noite:
“A Frizza Comunicação tem o prazer de anunciar o lançamento do novo site do jornalista Claudemir Pereira no endereço www.claudemirpereira.com.br. O novo site marca os 11 anos de atividade jornalística online de Claudemir.
A nova página chega para atender às demandas de uma Internet mais colaborativa e centrada na experiência do usuário, favorecendo a convergência de mídias, a interação com as redes sociais e a participação do leitor. As modificações implementadas visam adequar o site aos formatos móveis e levam em consideração projeções futuras de incremento e hegemonia dos acessos “mobile”. Por esse motivo se fez necessária a adequação do site a pelo menos 5 formatos de tela, indo desde celulares, passando por tablets e terminando com sua exibição em total compatibilidade em telas de alta definição (Full HD).
Comentando acerca deste lançamento, Raphael Simon, Diretor de Projetos Digitais, disse que “o formato atual foi escolhido devido a sua apresentação em formato ‘magazine’, como os grandes portais de notícias da internet nacional (UOL, ClicRBS e Terra) e estrangeira (New York Times, The Guardian, Der Spiegel, Le Monde e Reuters). Além disso, a diagramação atual permite que seja dado destaque a itens com maior relevância a contextos específicos e situações momentâneas e, o editor, com este poder, tem a capacidade de colocar em evidência determinado assunto considerado de maior interesse público”.
Além da adequação a dispositivos móveis, a renovação não é apenas estética. “Como foram agregados novos parceiros de conteúdo, em eixos temáticos que não eram habitualmente abordados no site, buscamos solucionar algumas demandas futuras projetadas”, afirma Johnny Dornelles, Diretor de Atendimento.
O site também possui melhorias com relação a web semântica e microformatos (melhora a indexação de dados do site em ferramentas de pesquisa, como o Google), além da utilização de criptografia no acesso ao site (via HTTPS), tornando o site menos propenso a ataques e brechas de segurança e favorecendo ele em resultados de pesquisas em buscadores.”
PARA QUEM QUISER FAZER CONTATO:
Frizza Comunicação
Site: www.frizzacom.com.br
E-mail: atendimento@frizzacom.com.br
Tel.: (55) 3015.5200 – Santa Maria
Resistência a mudança à parte, o site abre legal no Firefox. No mesmo computador, abrindo o site no Explorer, os parceiros da direita ficam cortados (tintas, shopping). No caso das tintas corta logo depois do “F”. Falta um ajuste fino.
NOTA DO EDITOR: todas as colaborações são bem vindas. E, como as anteriores, esta será encaminhada aos técnicos responsáveis. Ajustes são sempre necessários e não paramos de trabalhar. Muito obrigado!
Também não gostei, mas não entendo muito do assunto. O azul escuro ficou “pesado” lá em cima. A foto de fundo, o nome do editor em 3D, parece que ficou “poluído”, tem muita coisa. Anúncios ficaram muito grandes. Comparando com outros sites… deixa pra lá.
Acompanho o site desde 2009 e sou, cada vez mais, um usuário através de dispositivos móveis. Melhorou bastante. Mas o mais importante é a iniciativa e o esforço realizado pelo Claudemir Pereira para apresentar, da melhor forma possível , o melhor conteúdo jornalístico de Santa Maria. Parabéns Claudemir e demais envolvidos. Vida longa ao claudemirpereira.com
Sinceramente esse formato “magazine” não me agrada em nada, parece que polui o visual, fica tudo bagunçado. Além de pesar o site. Só peço que mantenham o formato de “lista” das notícias.