VAI SAIR CARO. Sarney salvo, Lula cobra a fatura do PMDB. Mas terá que fazer mais concessões
Mas há complicadores. Tanto que Lula tem que de novo sair a campo. Agora para resolver questões regionais que podem atrapalhar e muito a sua intenção de tornar a candidatura de Dilma Rousseff ainda mais robusta do que já é. De alguns, o Presidente até desistiu. O Rio Grande do Sul é um deles. Aqui, não há como unir PT e PMDB. Mas há outros bastante enroscados, como mostra alentada nota publicada por Josias de , da Folha de São Paulo. Acompanhe, com foto de Marcello Casal Jr, da Agência Brasil. A seguir:
Souza
“2010: Lula cobra apoio do PMDB após salvar Sarney
Dois dias depois de ordenar ao PT que votasse a favor do arquivamento das ações contra José Sarney, Lula começou a cobrar a fatura. Os processos contra o morubixaba do PMDB desceram à sepultura do Conselho de (a)Ética do Senado na quarta-feira (19) da semana passada.
Na sexta (21), Lula chamou para uma reunião o presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP). Convocou também o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP). O encontro ocorreu nesta segunda (24), no escritório paulistano da Presidência, na Avenida Paulista. Temer levou a tiracolo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Berzoini fez-se acompanhar do líder do PT, Cândido Vacarezza (SP).
Conversaram das 15h às 17h. Evitaram falar da crise do Senado. Usaram as duas horas para analisar a conjuntura política das 27 unidades da federação.Já na abertura do colóquio, Lula disse que PMDB e PT precisam apressar o passo dos acertos eleitorais nos Estados. Afirmou que desavenças regionais não…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SOBRE O MESMO TEMA, LEIA A COLUNA “Coisas da Política”, assinada por Tales Faria, no Jornal do Brasil.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
Estas negociatas políticas envolvendo o PT e PMDB, sobre o caso do Sarney me dão “ânsia de vômito”. Marcelo, adorei a analogia desta situação com o nosso saudoso “Minuano Limão”, he he he. Abração!
Eu, bem como toda a população brasileira, deveria deixar de ficar perplexo com este conjunto de acordões liderados pelo presidente Lula para garantir o apoio do PMDB a candidatura da ministra Dilma, mas confesso que cada vez mais fico indignado com isso. Pois afinal o que mais vai acontecer, depois deste esforço para a salvação do Sarney? Saudades do aguerrido Lula, mas este bem como o saudoso Minuano Limão não existem mais!
Saudações!