CongressoEconomiaNegócios

PRÉ-SAL. PMDB, com decisão de Lula, estará na linha de frente da gestão do trocão do petróleo

Renan, olha ele aí, no comando das articulações legislativas
Renan, olha ele aí, no comando das articulações legislativas

Historicamente, um setor do PMDB (que, aliás, já foi do PFL e, antes, do PDS, e antes ainda, da Arena) comanda a área energética dos governos centrais. É verdade que, com Lula, Dilma Rousseff tem o controle. Mas na linha de frente, o mesmo grupo se consolida – tendo José Sarney como o comandante.

Pois, agora, com a vinda do trocão do pré-sal, seja em que tempo for, a situação não se modifica. Ao contrário, é de um recém-chegado à turma, o alagoano Renan Calheiros, as idéias de como os projetos devam ser conduzidos no Congresso. Mais detalhes, na nota de Eumano Silva, publicada no sítio especializado Congresso em Foco. A foto é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:

PMDB comanda a partilha

A aliança do Palácio com o PMDB em torno dos projetos do pré-sal explica, em boa parte, o apoio incondicional de Lula a José Sarney nas indefensáveis lambanças do Senado. O partido vai comandar no Congresso a aprovação dos projetos relacionados à exploração das imensas jazidas de petróleo.
Na tramitação das propostas do governo enviadas ao Congresso, o PMDB terá a oportunidade de retribuir a providencial ajuda de Lula. O líder do partido no Senado, Renan Calheiros, teve papel decisivo na definição da estratégia legislativa. Partiu dele, por exemplo, a orientação de que os projetos fossem acompanhados de pedidos de urgência.
As regras dos bilionários negócios do pré-sal terão o carimbo do PMDB. No governo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, homem de Sarney, ocupa posto de destaque na distribuição dos dividendos econômicos e políticos da exploração petrolífera…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas, artigos e reportagens publicadas no sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo