Congresso

TOP. São 11 gaúchos na lista dos 100 mais influentes parlamentares brasileiros

Aposentados garantem a influência do senador petista Paulo Paim
Aposentados garantem a influência do senador petista Paulo Paim

Só São Paulo tem mais. O Rio Grande do Sul é o segundo estado do País, em número de parlamentares incluídos na lista dos mais influentes do País, conforme tradicional levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). São dois senadores e nove deputados. Na divisão partidária, há quatro peemedebistas e outro tanto de petistas. Os outros três são do PDT, do PSB e do DEM.

As grandes novidades na lista são Marina Silva e Kátia Abreu, e, supõe este (nem sempre) humilde repórter, por duas razões básicas. A primeira só agora virou senadora (antes era ministra) e ainda por cima é candidata a Presidente da República. A segunda é grande líder ruralista, se tornando a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e alçando-se como possível candidata a vice, representando o DEM na chapa liderada pelo tucano José Serra.

Para saber mais, inclusive conferir o nome dos 100 listados, inclusive os 11 gaúchos, acompanhe reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. O texto é de Rodolfo Torres e Edson Sardinha, com foto de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Confira:

Estudo aponta os 100 parlamentares mais influentes em 2009

Estudo divulgado por departamento intersindical revela a lista dos ‘cabeças’ do Congresso em 2009. Crise do Legislativo pouco afetou a relação dos indicados. Sarney, Renan e Temer continuam entre os mais citados. Marina Silva e Kátia Abreu estão entre as novidades.

Estudo divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta os 100 parlamentares federais mais influentes em 2009. Ao todo, são 29 senadores e 71 deputados que se destacaram durante o ano. Para o diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, a crise que consome o Senado há meses não foi capaz de renovar os quadros de lideranças da Casa.

“Houve pouca alternância nos postos-chave. A crise no Senado consolidou as antigas lideranças”, afirma o diretor, explicando que a renovação do ano passado para este foi de apenas 12%. 

Dentre as novidades dos “Cabeças do Congresso” de 2009, estão duas senadoras: Marina Silva (PV-AC), ligada à preservação ambiental e potencial candidata à presidência da República em 2010; e Kátia Abreu (DEM-TO), defensora do agronegócio e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), também é uma das novidades na lista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Bom Dia!
    11 parlamentares, todos de parabéns!
    Mas reservo o direito de registrar que quatro são peemedebistas os quais destaco: Pedro Simon e Eliseu Padilha, Mendes Ribeiro Filho e Ibsen Pinheiro. Cada um ao seu estilo representando nosso estado e ao mesmo tempo influenciando no destino de nossa nação, exatamente como deve ser a atuação parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo