Câmara de VereadoresMinistério Público

173, 193, 194. Os números de inquéritos que assombram 3 vereadores de Santa Maria

Vereador João Carlos Maciel: promotor pretende indiciá-lo
Vereador João Carlos Maciel: promotor pretende indiciá-lo

Um trio de vereadores da boca do monte está sendo investigado. Os motivos são semelhantes. Mas não necessariamente iguais. O fato é que, além dos edis, os advogados por eles eventualmente nomeados, com certeza se obrigam à familiarização forçada com os algarismos. E o que eles significam? E quem são os edis? Quem lê este sítio com habitualidade já sabe a resposta a esta última pergunta, inclusive porque os nomes de dois deles foram dados a conhecer, com absoluta exclusividade, aqui mesmo. Mas não custa repetir.

Antes, explique-se: os algarismos são os três finais dos inquéritos que correm na Curadoria da Defesa Comunitária de Santa Maria. Agora, conheça o número inteiro de cada IC (Inquérito Civil), com os respectivos acusados:

IC 00864.00173/2009. É o que apura possível improbidade cometida pelo presidente da Câmara de Vereadores. É mais conhecido, aqui no sítio, como o “caso dos áudios” (se quiser ouvir de novo, clique AQUI) do (João Carlos) Maciel. De acordo com o Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, o procedimento deverá estar concluído até o final deste mês. E haverá duas conclusões, que ele já antecipa. De um lado, o vereador peemedebista será indiciado por crime de “improbidade administrativa”. De outro, o caso será enviado para análise do Ministério Público Criminal, pois o Promotor acredita haver implicações também nessa área.

ICs 00864.00193/2009 e 00864.00194/2009. Esses dois inquéritos foram abertos, como este sítio anunciou no dia 5 de outubro (releia AQUI). Ambos tratam de casos semelhantes (mas sem áudio) envolvendo outros dois edis. No caso, Jorge Ricardo Xavier (PRB) e Manoel Badke (DEM). Nesses casos, segundo o promotor, com quem este sítio conversou ontem, via correspondência eletrônica, o inquérito ainda está na fase inicial e, embora ainda não seja possível afirmar os próximos passos, nem mesmo se os edis serão ou não indiciados, alguns depoimentos de testemunhas já foram colhidos.

EM TEMPO: aqui, como os leitores do sítio estão carecas (mais até do que o bestunto do repórter) de saber, não se condena ninguém. Apenas se noticia. Assim, é preciso deixar absolutamente claro que se está no início dos inquéritos, no caso dos vereadores do PRB e do DEM. Mas são fatos sob investigação, e isso é indesmentível (e os números publicados acima não são obra de ficção) – e portanto podem levar a conclusões hoje imprevisíveis. Todos são inocentes. Até prova em contrário.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

25 Comentários

  1. João, eu escutei as gravações (todos nós escutamos),…agora cabe ao MP analisar as provas, com imparcialidade, sem “apaixonites” e viés ideológico. As palavras que vc usou no tópico abaixo são de um fanatismo a lá “Gestapo”. Me fez lembrar os discursos de Hitler, carregado de ÓDIO e PRECONCEITO!

  2. caro ricardo bieri, se você não ouviu as gravações da conversa do JCM, escute aqui no site, srá que só eu ouvi coisas erradas, e que o JCM estava pedindo ajuda para um primo pobre, com A PALAVRA O MINISTÉRIO PÚBLICO.

  3. Mas em todo caso vamos fazer o seguinte, coloca o teu nome verdadeiro aí, Rg e endereço e diga todas as maracutaias do governo que voce se referiu, acuse ,cite nomes, aí sim alguém poderá te levar a sério, tu não quiz dizer o nome do deputado porque o teu prefeito SCHIRMER chamou ele lá no gabinete a poucos dias para pedir emendas e todas as que o deputado que voce não foi corajoso o suficiente para citar deu para a feira da economia solidária foram muito bem aplicadas e deram muito retorno para SM.
    Mas tem um ditado que diz ” o medo não é como a coragem!”

  4. O teu discurso é engraçado Gabriel para o Maneco tem que ter prova , não se pode fazer acusação leviana , agora tu podes falar bobagens sem prova.
    Repito eu conheço Maneco a 47anos os nossos pais são amigos ,fomos criados na mesma comunidade em Pains, ele é um bom professor não tenho nada pessoal contra ele só penso diferente e acho que perante a justiça se ele estiver errado deverá ser tratado igual aos outros, imprensa também, foi só por essa opinião que eu me envolvi no debate.

  5. @Josephina Marques
    E so acrescentando, no gabinete do vereador Maneco tem uma assessora que era de outro partido e agora esta no DEM, e nao desmerecendo ninguem, mas é uma das mais competentes que tem na casa, pois tem anos de experiencia, e é uma pessoa muito bem vista por todos.

  6. @Ildo Luiz Callegari
    Feira sempre saiu mas com dinheiro de um tal deputado ai…olha meu filho sei de todas as maracutaias que o governo fazia.
    E o vereador Maneco se elegeu com uma votaçao “miudinha” mas votos de pessoas que acreditam no trabalho dele, e nao comprando votos, distribuindo cestas basicas, dando geladeiras, prometendo mundos e fundos…se é que tu me entendes???e vou para por ai porque se nao a coisa vai ficar feia.

  7. Olha o que tu foi fazer Gabriel, agora ficam me ligando para cobrar coisas que eu esqueci de dizer, por exemplo que criamos o Terminal de Comercialização da Agricultura Familiar ali na Praça Saturnino de Brito , que ajudamos a criar a Coopercedro que hoje articula ca comercialização dos produtos dos agricultore de SM nos supermercados, que articulamos as negociações da cooperativa com o Carrefour, que organizamos o compra direta onde agricultores vendem direto para a Conab.
    E QUE NUNCA ATRAPALHAMOS A ECONIMIA SOLIDÁRIA E CONOSCO A FEIRA SEMPRE SAIU!
    Bom gente agora chega não me peçam para escrever mais porque eu nem consigo me lembrar de tanta coisa, já do governo Schirmer não há nada para destacar em 10 meses!

  8. Só para não deixar em branco meu caro “Gabriel ou sei lá”, nos últimos 3 meses de governo Valdeci nós deixamos 2 tratores tracionados novos e 3 plainas para serem usadas nas estradas do interior ,coisa que o secretário de obras do teu governo abocanhou da Sec. de Desenvolvimento Rural e não sabe usar direito segundo moradores dos distritos e um verador da tua coligação.
    Quando assumimos tinha 1 só e velho ,nós compramos mais 7 e depois mais esses 2 tracionados e ficou tudo funcionando.
    Compramos 2 veículos novos sendo que 1 é usado pelo SIM.
    A secretaria era em um muquifo ali em cima do mercado nacional com salas apenas , como o governo Valdeci fez um PA novo nós reformamos o velho e abrigamos muito bem a SMDR.
    Criamos a CRESOL que tem 2000 sócios e repassou a fundo perdido 133 casas novas nos distritos de SM.
    Colocamos água para mais de 700 familias, fizemos a sub prefeitura nova em Palmas com a parceria da comunidade.
    Criamos o distrito de Santo Antão que a comunidade tanto queria.
    Quer saber de uma coisa, vai pescar Gabriel fica tranquilo se o Maneco não deve nada lhe acontecerá.

  9. Fui secretário me orgulho disso e sei o trabalho que foi feito, não vou ligar para essa tua apelação, se tu esperava que eu fosse atacar a atual equipe da secretária só para te responder te enganaste porque não serei injusto com eles inclusive acho que estão indo bem.
    Quanto ao Maneco eu não estou acusando nada estou só aguardando o resultado das investigações que o senhor Promotor está realizando porque tu não xinga ele?
    Aliás o Maneco foi tão bem no outro mandato que não se reelegeu e agora entro de carona na coligação com uma votação bem miudinha tá bom prá ti meu caro Gabriel Lemos?

  10. Peço desculpas pois meu realmente esta digitado errado…este agora é o correto, e de minha parte nao é campanha organizada.

  11. @Ana Luiza
    Concordo contigo Ana Luiza, no gabinete do vereador Maneco fui bem tratada quando la cheguei, e so ouvi comentarios bons dos funcionarios a respeito do vereador, e olha que ja frenquentei todos os gabinetes da camara, mas so encontrei confiança total neste.E so vemos noticias neste sitio, porque sera, é algo pessoal com o vereador Maneco alguma implicancia, ou sera simplesmente ciumes do trabalho que ele realiza??? (NOTA DO EDITOR: todos os comentários defendendo o vereador Manoel Badke foram publicados e continuarão sendo. Apenas é bom colocar que este sítio NÃO ACUSOU (nem defendeu) NINGUÉM. Apenas registrou a existência de um procedimento (PÚBLICO), no MInistério Público. E o editor, quando escreve, não gosta nem desgosta de quem quer que seja. E, no caso específico do edil do DEM, o respeita por demais. Por fim, só faria um pedido: que os defensores e/ou acusadores (tanto num caso quanto noutro, sem o uso de ofensas pessoais ou argumentos desqualificatórios), usem e-mails válidos. O que não foi o caso da Ana Luiza e do Gabriel. Tentei contato com ambos, como faço com todos os comentaristas, conforme o caso, e o e-mail retornou. Ficaria mais bonito – e igualmente respeitoso, e seria do mesmo modo publicado – se assumissem sua própria identidade. Até para evitar que se pense tratar de uma campanha organizada)

  12. @Ildo Luiz Callegari
    Se nao estou fraco de memoria Ildo o senhor ja foi secretario de desenvolvimento rural, e se bem me recordo deixou a secretaria em pessimo estado, sucateada, nem nada ter feito tb. E pelo vereador Maneco estar em cargo publico isto nao significa que ele seje igual aos demais que estao sendo investigados, so te refrescando a memoria ele ja foi vereador em outra legislatura, e o que se ouviu de falcatrua sobre a pessoa dele?Nada nao é mesmo…
    e te digo mais, qundo me referi no jornalista pedir desculpas neste sitio, foi somente em relaçao ao vereador Maneco, porque eu o conheço e sei da dua conduta, aos demais nunca me referi.E eu jamais acusei nem defendi um outro vereador neste sitio, se nao o Maneco.
    Pois afinal de contas so podemos falar de quem realmente conhecemos.

  13. tiago fernandes :FELIZMENTE TEMOS JUSTIÇA E ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA GENTE! AGORA O JORNALISTA NÃO PODE FAZER SEU TRABALHO PORQUE ESTÁ DIFAMANDO UMA PESSOA, RIDÍCULO ISSO! FATOS SÃO FATOS E EXATOS!ESPERO VER ISSO INVESTIGADO E OS CULPADOS FORA DA POLÍTICA E VER TAMBÉM ESSES QUE JULGAM PEDIR DESCULPAS PORQUE É DEVER DE UM JORNALISTA MANTER A GENTE INFORMADO!ETA CIDADEZINHA ARCAICA ESSA! BOM VOTARAM ERRADO AGORA AGUENTE O ESTOURO! RSRSRS

    Com todo respeito Tiago, mas não penso que a cidadezinha seja arcaica. Eu gosto de Santa maria, apesar de não ter nascido aqui.Penso ser então questionável sempre, é a “falta” cultura e identidade de nosso munícipio.Estamos avançando,por força do povo e não do poder público, mas para termos mais avanço ainda há uma intensa necessidade de se construir uma identidade de municipio de povo.Assim, certamente aprederemos a gostar mais de nossas ruas,nossas avenidas e os espaços que aqui temos.Só esse pequeno reparo que acho necessário,pois no conteúdo geral concordo contigo.

  14. FELIZMENTE TEMOS JUSTIÇA E ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA GENTE! AGORA O JORNALISTA NÃO PODE FAZER SEU TRABALHO PORQUE ESTÁ DIFAMANDO UMA PESSOA, RIDÍCULO ISSO! FATOS SÃO FATOS E EXATOS!
    ESPERO VER ISSO INVESTIGADO E OS CULPADOS FORA DA POLÍTICA E VER TAMBÉM ESSES QUE JULGAM PEDIR DESCULPAS PORQUE É DEVER DE UM JORNALISTA MANTER A GENTE INFORMADO!
    ETA CIDADEZINHA ARCAICA ESSA! BOM VOTARAM ERRADO AGORA AGUENTE O ESTOURO! RSRSRS

  15. Uma última pergunta aos descontentes com a notícia, e se for verdade?se os referidos vereadores forem condenados?voces virão pedir desculpas?????????????????????????????

  16. Mas eu fico impresionado com a revolta de alguns com uma notícia que dá a informação com os protocolos, não há nenhuma invenção nisso e mais o ilustre jornalista salienta que é investigação! alerta muito bem os seus leitores , informa que é informação da promotoria e que não está concluida e ninguém foi condenado ainda!
    Hummmmm! é que esses não são do PT senão dava para sair condenando direto sem investigação , espalhando boatos como muitas vezes foi feito em Santa Maria.
    Quanto ao Vereador Maneco ser uma boa pessoa?eu conheço o Maneco lá dos Pains desde criança e concordo é uma boa pessoa, só que está em cargo público eleito pela comunidade e nesses casos tudo que envolver o nome dele vai virar notícia seja boa ou ruim!
    Agora o que não dá é querer que o Claudemir escolha só as boas porque irão perder tempo e eu digo isso por experiencia própria porque já tive cargo público e ele não foi diferente conosco e nós aguentamos no peito! Queriam tanto a prefa e a maioria na camara não vão querer serem tratados a pão de ló né?

  17. Não consegui entender ainda qual é a acusação contra o Vereador Manoel Badke??? Já assisti os noticiários locais, li os jornais e não encontrei NADA que comprometa seu mandato! Não creio que seja problema com seus assessores, pois visitando o seu gabinete qualquer um pode perceber o quanto os funcionários são respeitados, é um ambiente maravilhoso! Não vejo a hora que a verdade apareça!!!

  18. Concordo que tenha que colocar informes neste sítio, mas para ser um sítio de qualidade (e acredito que este nao seja), é preciso ter alguns cuidados, em primeiro lugar saber se as noticias divulgadas sao 100% verdadeiras, porque de noticias duvidosas estamos cheios já…me refiro ao vereador Maneco, repito pessoa íntegra, honesta de boa índole, jornalista que se preze primeiro espera as investigaçoes chegarem num certo ponto para depois divulgá-las, mas a qualidade de nossos jornalistas infelizmente não são das melhores…mas quero num momento posterior entrar neste sítio e ver este mesmo jornalista com matéria de desculpas para com o nobre vereador Maneco, a quero ver sim…

  19. Acho até engraçado isso!!! Até agora só vi aqui nesse site falarem do vereador Manoel Badke e do Vereador Jorge Ricardo! Ao que me consta, os dois são pessoas íntegras! Posso falar com mais certeza do vereador Maneco, que é uma pessoa espetacular, que nunca se nega a ajudar aqueles que o procuram. Estou aguardando pra ver se vai aparecer provas concretas (como gravações), que denigram a imagem destes vereadores! Acho muuuuuito difícil!

  20. Senti um certo ÓDIO em tuas palavras João, quando te referias a pessoas com “saudades” do militarismo e que seriam contra a democracia. Quero te informar (mesmo tu achando que eu seja “puxa-saco” e admirador do JCM, conforme euas palavras em tópico anterio),…que ninguém mais do que eu, deseja que estes fatos sejam esclarecidos. Agora,…como bem diz o Claudemir;…”Ninguém é culpado, até a última instância”.

  21. Esse Claudemir sempre humilde!!!isso é jornalismo!!!!!!! (NOTA DO EDITOR. Esse Marionaldo.. hehehe.. só ele mesmo para achar o Claudemir humilde.)

  22. parabéns claudemir, aqui nós ficamos sabendo sempre em primeira mão dos fatos,e pensar que tem gente com saudade do militarismo no poder não gostando da democracia, se fosse na quele tempo nós nunca ficariamos sabendo deste fato, VALEU CLAUDEMIR,É ISTO AÍ PROMOTOR, vamos cassar esta gente que se esconde atrás de um cargo político (NOTA DO EDITOR – Atençao, gente! Ninguéééém é culpado, até a última instäncia. E, nos casos presentes, sáo apenas INVESTIGAÇOES, nada além disso – por enquanto)

  23. Parabéns pelo trabalho, Claudemir. A função do jornalista, de descobrir coisas e informar ao público, ao cidadão, muitas vezes não é bem vista por aqueles que viram notícia. Paciência, né. O trabalho do jornalista é incomodar aos que merecem ser incomodados, pois devem satisfação à opinião pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo