Câmara de VereadoresMinistério Público

ÁUDIOS DO MACIEL. Assessores depõem hoje no MP. Mais dois vereadores enroscados. Saiba quem são

Maciel concedeu entrevista coletiva para se explicar, no dia 24 de setembro
Maciel concedeu entrevista coletiva para se explicar, no dia 24 de setembro

Terá virado moda na Câmara de Vereadores de Santa Maria? Ou sempre foi assim, e ninguém denunciava? O fato é que há pelo menos três casos sob investigação do Ministério Público, todos com o mesmo mote: assessores dividindo (por alguma razão) seu holerite com o patrão, no caso, o edil que o coloca como “cargo de confiança”. É, ao menos, a acusação que pesa sobre três parlamentares da boca do monte.

Um já era conhecido do leitor deste (nem sempre) humilde sítio. Afinal, foi só aqui que você ouviu, na íntegra, ÁUDIOS que podem ser bastante comprometedores para o presidente do Legislativo, João Carlos Maciel, do PMDB. Foi também neste espaço que o cidadão tomou conhecimento exato da DENÚNCIA enviada, anonimamente, ao promotor de Justiça João Marcos Adede & Castro.

Aliás, está marcado para a tarde desta segunda-feira o depoimento dos assessores do peemedebistas, convocados para tanto pelo Ministério Público. Eles serão inquiridos sobre a denúncia. Provavelmente, entre os ouvidos estará também o autor da gravação que criou, de imediato, grandes contrangimentos ao supercampeão de votos do PMDB santa-mariense. E, no longo prazo, poderá lhe custar o próprio mandato.

Mas, e quais são os outros dois casos – que a colega Jaqueline Silveira, do Diário de Santa Maria, referiu na coluna APARTE deste final de semana, sem citar os nomes? Ontem, em contato com pelo menos três fontes (havia pelo menos um trio de edis “citados”), descobri: o Ministério Público está instaurando procedimento para investigar possível irregularidade (a tal “repartição” do contracheque) envolvendo os vereadores Manoel Badke (DEM) e pastor Jorge Ricardo (do PRB). Sobre este, aliás, há gente de olho na “distribuição de cestas básicas”, conforme o próprio afirmou, semana passada, da tribuna da Câmara.

RESUMO DA ÓPERA: está mais que na hora de os costumes políticos passarem por uma revisão. E também que se acabe com a hipocrisia de criticar somente Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado, esquecendo-se que a coisa começa na própria comuna.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

26 Comentários

  1. No dia 23 de fevereiro de 2010, foi protocolada Denúncia contra o vereador João Carlos Maciel. Na denúncia foram juntadas as gravações disponibilizadas no Site Claudemir Pereira. Foram encaminhadas as transcrições das referidas gravações, acompanhadas de reportagens jornalísticas sobre o tema. Arroladas na denúncia as mesmas testemunhas que prestaram depoimento no Ministério Público Estadual. Agora cabe apenas aos Senhores cumprirem com suas obrigações morais e regimentais! Na Promessa feita por cada vereador ao tomar posse, consta a seguinte frase: “…cumprir e fazer cumprir, as leis da União, do Estado e do Município”.
    Pois bem Senhores Vereadores: Façam cumprir!

  2. Dizem que a justiça é lenta mas no caso do Pastor foi rápida, Só espero que no caso do Maciel também seja assim, pois o caso deles são semelhantes, ambos fazem caridade com dinheiro alheio, assim é fácil além da estupidez com seus acessores, pelo menos serão dois a menos no legislativo, aos poucos vamos limpando. E quanto ao vereador Maneco, é uma pessoa de boa índole e trata todos com carinho, e merece o respeito e a admiração de todos.

  3. Com certeza não somos a mesma pessoa, até mesmo porque gostaria que todos os vereadores (inclusive o Maneco) fossem investigados, quer dizer fiscalizados, para não ofender ninguém. Se umas das funções de um vereador é fiscalizar, eles também devem ser fiscalizados, e bem fiscalizados. Garanto que não aconteceria metade dos absurdos que acontecem e nós não precisaríamos nos desgastar aqui. Mas toda discussão é válida (se houver fundamento é claro).

  4. Concordo com o Roberto sobre a falta que faria o vereador Maneco, um profissional exemplar e ótimo caráter (além do que, faz um bom Serviço Social, e sem alarde). Já não posso dizer o mesmo do JCM, no qual sempre achei um demagogo (embora reconheça seu trabalho social). Agora, o vereador Jorge Ricardo é fraquíssimo, assistêncialista, demagôgo, “triste espetáculo” vê-lo defendêndo o Edir Macedo e a malfadada Igreja Universal em um discurso que proferiu na Câmara dia desses. Alias, estes ditos “pastores” são de que “Órdem Religiosa” mesmo? São reconhecidos pelo Papa, Igreja Católica, Igreja Protestante?

  5. Não existe um texto na própria Bíblia que alerta: “CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS”? Será que alguns destes “falsos profetas” não estariam instalados na Câmara Municipal, sob a forma de “radialistas” e “pastores”, iludindo pobres “ovelhas” desgarradas (trouxas) e pessoas de boa-fé?

  6. @Roberto
    Roberto, que inverdades? Que o Toninho Malvadeza, também conhecido como ACM, era do DEMO, mesmo partido do vereador? Issos seria uma inverdade, pois foi só isso que eu disse…

  7. TEM ALGUMAS COISAS QUE ACONTECERAM NA CÂMARA E FORAM ESQUECIDAS:
    A LIGAÇÃO DO VEREADOR TU…. COM A FATEC E PENSANT…….ESSA HISTÓRIA DE CONSELHEIRO É PURA……..
    CCI E MISIARA OLIVEIRA……..POUCA VERGONHA…
    VIAGEM PARA O PARAGUAI………….E DIZEM QIE É CONGRESSO….RSRSRSRS!
    POIS É! MUITAS COISAS ACONTECEM E NINGUÉM FALA PORQUE TODOS TEM RABO PRESO, É UMA VERGONHA!
    O NOBRE JCM SEMPRE FOI UM DEMAGOGO, SEM PUDOR QUE USA A BOA VONTADE DE OUTROS E MANIPULA PELAS ONDAS DO RÁDIO PARA FALAR QUE ESTÁ FAZENDO “PROJETO SOCIAL”….SEI! RSRSRS.PIADA! AINDA BEM QUE A JUSTIÇA ESTÁ EM CIMA E VAI PUNIR ESSE TIPO DE ATITUDE….ESPONTÂNEA É CLARO!

  8. Eu acho que não estão querendo desviar a atenção de nada , e acho mais, tem que denunciar todos que fazem isso seja do partido que for!Inclusive aqueles que usam do assistencialismo para arumar votos fazendo obras com pedreiros e materias nas pracinhas, escolas prometem canalização de rua como foi o caso de um lá de Camobi.
    Ildo

  9. No mínimo extravagante a cena mostrada hoje no Jornal da RBS, as 19:00hs. O Promotor João Marcos Adede y Castro, pela minha interpretação, expulsou o procurador da Câmara de Vereadores, Robson Zinn, não da sala de audiências, mas do prédio do MP. Por favor, se eu estiver equivocado, peço correção pois fiquei com uma impressão muito negativa da situação toda.

  10. Espero voltar logo a esta pag. para ler os cometários, de algumas pessoas que hoje criticam sobre o que esta ocorrendo com alguns vereadores.Estou comentando somente de quem eu realmente conheço que é o vereador Maneco, um homem que eu admiro, por todas as suas virtudes, atendendo a todos com as portas abertas em seu gabinete. E como grande educador formou,centena e centenas de profissionais, que hoje desfrutam o que aprenderem com seu mestre.

  11. Realmente vivemos em um pais com muitos politicos corruptos, mentirosos e tudo mais, mas não podemos esquecer que ainda existem pessoas honestas poucas mas existem, como é o caso do Maneco, se tem pessoa humanitaria esta pessoa é ele, sempre ajudando quem precisa, nao tem dia nem horario para atender as pessoas que na casa dele batem, ele é gente nossa, um homem muito correto, e com certeza quem disse essas inverdades da pessoa dele é uma pessoa mal intencionada, que de repente esta tentando desviar atençao de outros fatos mais importantes e graves que estao acontecendo na camara de vereadores, mas Deus é justo o suficiente para esclarecer toda essa mentira e punir de alguma maneira a pessoa que causou este mal…nao vamos julgar ele antes que provas sejam apresentadas, o que eu acredito que nunca virá…

  12. @Luana
    concordo contigo Luana, isto tem que acabar, mas nao injustiçando pessoas honestas como o vereador Manoel Badke, por que este eu sei de suas origens e de seus principios, no meu ponto de vista estao querendo desviar a atençao do presidente da camara de vereadores, este sim merece ser punido.

  13. @Luiz
    mas sobre JCM sempre soubemos que nunca fez nada pelo povo nunca deu nada do seu bolso e sim dá o que outras pessoas dão para ele, é facil fazer continencia com o chapeu dos outros…quero que me aponte alguma vez em que o vereador Manoel Badke pediu algo para alguem, ele é o unico politico que conheço que se elegeu pedindo sim para as pessoas votos, jamais dinheiro , e tendo gasto em sua campanha em torno de 4 mil reais…

  14. @Garibaldi
    se o vereador é do mesmo partido deste tal Toninho Malvadeza, isso nao importa, pois em todos os partidos existem pessoas corruptas e pessoas honestas, e corrigindo nao é partido DEMO e sim DEM,mas com certeza a verdade ira aparecer ai quero ver a sua pessoa aqui novamente escrevendo inverdades…

  15. Acredito que essa prática é realizada pela maioria dos Vereadores que compõem a Câmara de Santa Maria, sem nenhum constrangimento. O que me assusta é saber que os culpados somos nós, os eleitores. Se pensarmos positivamente, isso servirá de aviso para as próximas eleições, pelo menos já saberemos em quem não votar. O que me indigna é saber que em 2007 o então Vereador Julio Brenner foi cassado por uma prática semelhante a essa e pelo que vemos os Vereadores não entenderam que as costas quentes estão esfriando. Espero com o pouco de esperança que me resta acreditar na JUSTIÇA e vê-la ser feita. Sou otimista e prefiro acrdeitar que nosso país tem solução a acreditar que na política tudo acaba em pizza.

  16. buenas noite….pessoal vamos parar de citar nomes sem provas a justiça esta ai….sobre a pessoa do vereador Manoel Badke acho estranho esta denuncia…não podemos fugir do momento sobre a investigação do presidente da camara de vereadores…se estiver inregularidades tem que pagar pelo erro…Maneco é lutador e duvido que ele esta envolvido em repasse dos assessores…abraços

  17. Eu acho que o vereador Manoel Badke faria falta sim, pois é um politico honesto, que ajuda as pessoas sem nada pedir em troca, e tem pessoas que trabalham voluntariamente com ele, visando apenas o bem comum dos mais necessitados, mas com certeza isto tudo sera esclarecido e provado que ele não é mais um corrupto como muitos que tem por ai sendo investigados e com provas concretas…

  18. Ai, ai, o mundo dos gabinetes dos vereadores é cheio de segredinhos. E tem gente que enche a boca para dizer que essa legislatura é melhor que as outras. Não sei daonde…

  19. éééé Claudemir
    como diria Branco Mello:
    O problema não é meu
    O problema não sou eu
    O inferno são os outros, o inferno são os outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo