CongressoPartidos

JORNALISTAS VOTAM. Melhores parlamentares estão no PT (Câmara) e no PSDB (Senado)

Na Câmara, os deputados petistas receberam 164 votos (contra 87 do PSDB, o segundo colocado). No Senado, os tucanos tiveram 181 votos, contra os 169 dos petistas. São, segundo levantamento do sítio especializado Congresso em Foco, as agremiações que têm os melhores congressistas – segundo o voto de jornalistas que atuam no Distrito Federal, e que participam também da escolha do prêmio “Congresso em Foco 2009” – que elege os melhores parlamentares do ano.

Como bancadas grandes, é até natural que PT e PSDB estejam em posições superiores. O curioso (e quem sabe tem uma boa explicação) é o desempenho, sempre dizendo que a opinião é dos jornalistas, do PMDB, maior partido do País, inclusive na sua representação congressual. Os peemedebistas chegam apenas em sexto lugar na Câmara dos Deputados e em quarto lugar no Senado.

Pooois é. Pode ser apenas algo exótico, mas não custa nada conferir mais detalhes na reportagem assinada por Sylvio Costa e Edson Sardinha. A seguir:

Os partidos com as melhores bancadas do Congresso

Bancadas de esquerda e centro-esquerda se destacam. PT e PSDB receberam mais votos dos jornalistas. Proporcionalmente, os melhores índices são do Psol e do PCdoB

As listas dos parlamentares votados pelos jornalistas, na primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2009, permite uma grande variedade de leituras sobre o prestígio das 19 bancadas partidárias em atividade no Parlamento.

Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os 176 jornalistas consultados, ligados a 49 veículos de comunicação, deram 333 votos a parlamentares do partido. O PSDB ficou em segundo lugar, com 268 votos.

Proporcionalmente, o Psol e o PCdoB foram as bancadas mais bem avaliadas. O primeiro teve todos os seus quatro parlamentares (um senador e três deputados) citados pelos jornalistas. O segundo, quase a metade. PT e PSDB vieram em seguida, respectivamente, com 36,60% e 34,70% dos integrantes de suas bancadas destacados pelos profissionais de comunicação.Mas os resultados permitem uma análise que vai além do aspecto meramente partidário para entrar também no campo ideológico. É uma área nebulosa, sabemos bem…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas no sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo