Eleições 2010PartidosSanta Maria

QUEM ACREDITA?! Em SM, menos Pozzobom, tooodos podem estar no palanque de Dilma

Quem, do PP de Santa Maria, vai seguir a opção do ministro Márcio Fortes?
Quem, do PP de Santa Maria, vai seguir a opção do ministro Márcio Fortes?

Esqueçamos o Estado, em que as alianças terão que ser necessariamente formadas para vencer a eleição gaúcha, e não a nacional. A lógica é diferente da de Brasília, estamos carecas de saber. Fiquemos com o município – onde não há eleição para prefeito e vereador. Aqui, em tese, o alinhamento pooode ser nacional. Duvido que seja; acho que a política provincial é a que vai imperar.

Ainda assim, olha só a curiosidade, é bastante provável que todos estejam com Dilma Rousseff, na eleição presidencial. Me refiro, respeitosamente, a todos que contam para a política local, o que de pronto exclui algumas siglas que até podem ter candidato ao Palácio do Planalto mas que, aqui, são pouco mais que raquíticas.

Dito isto, das estrelas da política local, algumas delas inclusive pleiteando mandato parlamentar em 2010, somente uma será de oposição à candidata de Lula e do PT. Sim, Jorge Pozzobom, do PSDB, que apoiará, por certo, José Serra (ou que candidato seja apresentado pelo tucanato). Os demais, em tese, estarão no mesmo palanque.

Hein? Já imaginaram? Cezar Schirmer, Tubias Calil, José Farret, Fabiano Pereira, Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira – todinhos no mesmo palanque? Heheheheheh! Mais fácil, dirá algum, as galinhas criarem dentes. Se bem que estamos escrevendo sobre política e não de aviários em geral.

Perguntará o leitor: como chegou a essa hipótese este (nem sempre) humilde repórter? Simples, conferindo o material que dá conta das alianças que começam a se formar em torno da candidata do PT. Quer saber mais? Leia o que escreve o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

 “Dilma agenda reuniões com cúpulas do PP e do PR

Em vias de formalizar a aliança com o PMDB, Dilma Rousseff acerca-se dos sócios minoritários do consórcio partidário que gravita em torno de Lula. Na terça-feira (6) da semana passada, Dilma acertara-se com o PDT. No último sábado (10), recebera um aceno de apoio do PCdoB.

A presidenciável de Lula mira agora no PP e no PR. Agendou para os próximos dias reuniões com mandachuvas das duas legendas. Dilma move-se sob orientação de Lula. Tenta consolidar-se como única palmeira governista no gramado de 2010, escanteando Ciro Gomes (PSB-CE/SP).

Na nova empreitada, Dilma conta com a colaboração de dois colegas de ministério: Márcio Fortes (Cidades) e Alfredo Nascimento (Transportes). Fortes representa o PP na Esplanada. Nascimento é ministro do PR. Ambos gerenciam pedaços generosos do orçamento do PAC. São Dilma desde criancinha…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros textos publicados e/ou comentados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Se o Pozzobom tivesse coerencia já teria abandonado a defesa do governo Yeda e desembarcado do governo Schirmer e muitos desses que por aí criticam as alianças do Lula já foram aliados do Sarney e do Collor e agora estão com raiva porque quando lá estiveram pouco fizeram.
    Inclusive aproveito para perguntar o que tem aparecido de bem feito que tenha sido articulado ou comandado pelo Sr. Jorge Pozzobom na prefeitura?
    O que ele tem feito para corrigir os mal feitos ? ou finge que não ve
    O que eu sei é que ele fechou o restaurante popular da Vale Machado.

  2. Aliança de cúpula. Não reflete na base. Por este e outros motivos, tem muita chance de não vencer a eleição. O ideal é cada um dos grandes partidos ter seu candidato próprio no 1º turno, e no 2º turno compor com as forças que ultrapassarem esta fase em cima de um conteúdo programático que os aproxime, assim, se fortalece o processo democrático e o futuro governo.

  3. Caro Claudemir! Uma das tantas coisas deste país que deveriam ser varridas não para baixo do tapete, mas para um container de lixo gigante, são os políticos profissionais que só sabem fazer política. Quando saem da política agem exatamente como o cachorro caído da mudança: com cara de idiotas e sem saber o que fazer. Pois assim são os políticos profissionais. Quando povo os descarta eles ficam que nem o cachorro caído da mudança. Não que não saibam o que fazer, mas porque , realmente, não sabem fazer NADA além da politica…gem. Por isso essa turma não só sobe em palanques em que estão os “Sarneys”, os “Renans Calheiros”, com os “Collors” da vida (vide Lula), como os defendem e protegem como se fosse anjos inocentes e injustiçados pelo povo e pela história.
    Então, quando alguém mantém a coerência, sem querer defender o Pozzobom, ou quem quer que seja, todo mundo acha estranho. Desculpe-me, Claudemir, se não pensas extamente assim, mas essa é a minha forma de pensar, ver política e políticos.
    Um abraço!
    Jader Hoffmeister
    Jadergh@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo