SAÚDE. Gilson Piber vai ao médico. E recomenda o mesmo aos candidatos em 2010
“…A lista é grande. Vamos a eles: teste ergométrico, ecocardiograma com mapeamento de fluxo a cores, TSH ultrasensível, proteína C reativa ultrasensível, colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeos, creatinina e ácido úrico. Vou marcar o teste e o eco, e me segurar doze horas em jejum para fazer o exame de sangue (êta parte difícil, ao menos pra mim).
Ainda bem que as alterações na repolarização ventricular, por enquanto, são discretas. Imaginem se fossem espalhafatosas. Daí, sim, estaria bem preocupado. Mas estou tranquilo – até fazer os exames prescritos e receber os resultados -, muito feliz e sete quilos mais magro. Sobre o emagrecimento, para que não paire qualquer dúvida, estou comendo menos e caminhando mais. Claro, tudo dentro do possível. Até porque, ao meio-dia de domingo, adoro comer uma picanha bem assada e beber uma cervejinha gelada. Sou filho de Deus, doutor…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Hora de ir ao médico”, escrito por Gilson Piber, jornalista, radialista e professor do curso de Jornalismo da Unifra. É, também, mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul (SC). Piber é colaborador semanal deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!
Valeu, Márcio. Saúde, e de qualidade, para todos nós. Um abraço.
@Márcio Dutra
O tema proposto, utilizando a tua experiência pessoal, é fantástico! Todos sabemos dos problemas da saúde em nosso país, assim como todos sabemos que a prevenção é o melhor remédio, sempre!
Não vou me estender, até porque, não teria capacidade, mas uma coisa eu posso afirmar com certeza. Se todas as pessoas consultassem um médico generalista uma vez ao ano e realizassem, pelo menos, um exame de sangue completo, o sistema de saúde sentiria um impacto positivo em todos os sentidos. Prevenção é a palavra. Não espere estar sentindo “alguma coisa”. Se forem consultar pelo SUS, verão que a consulta com um médico generalista e a realização de um hemograma é muito mais simples e rápida do que a consulta com um especialista acompanhada de exames de alta complexidade. Façam a prova!
Ao Piber, que não pegue “recuperação” em nenhum exame, ok?!?! heheheh