PartidosPolíticaSanta Maria

SOCIALISMO. PSOL traz ex-militante e fundador do PT para debate em Santa Maria

Sampaio, ex-petista hoje no PSOL, veterano militante, vem a Santa Maria para um debate
Sampaio, ex-petista hoje no PSOL, veterano militante, vem a Santa Maria para um debate

Plínio de Arruda Sampaio é um veterano militante. Sua origem é o PT – como a maior parte, senão a totalidade de seus novos companheiros, hoje no PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). É alguém de fato importante na luta política do Brasil. A convite da seção local de sua agremiação, Sampaio estará em Santa Maria na quarta-feira, dia 21. Debaterá “um programa socialista para o Brasil”, no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 7 da noite.

Com Sampaio, como informa a líder do PSOL na cidade, a advogada Sandra Feltrin (pré-candidata a deputado estadual em 2010), debaterá o militante do PCB, Sérgio Prieb, professor do curso de economia da UFSM e ex-presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm).

Plínio de Arruda Sampaio é um dos mais respeitados intelectuais da “esquerda” brasileira, oriundo das bases da Igreja Católica, adepto da chamada Teologia da Libertação. Conforme o material distribuído pelo PSOL/SM, aos 79 anos e com mais de 50 anos de militância, Sampaio é advogado formado pela USP, tendo atuado na Juventude Universitária Católica e na Ação Popular – esta uma organização de esquerda surgida exatamente no âmbito da Igreja Católica.

No início do regime militar, era deputado federal (eleito pelo PDC – Partido Democrata Cristão) e integrou a primeira lista de 100 brasileiros cassados pela ditadura, com seus direitos políticos extintos por 10 anos. Por força do mesmo ato, o Institucional número 1, também perdeu o cargo de Promotor Público, que exercia em São Paulo.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Depende Luiz; desde que este tal de “Evolucionismo” que agora os “new-petistas” pregam; não inclua se aliar a figuras rasteiras como os Sarneiys, Renans Calheiros e Collors da vida, como o PT acabou fazendo. O Plínio sempre foi comunista; sempre defendeu os ideais de esquerda, sem se afastar uma linha sequer;…ele tem COERÊNCIA e ÉTICA(assim como o pessoal do Psol). Eu os respeito por isto; assim como respeito o Lamarca (foi desertor e traidor do Exército), mas pelo menos ele sempre teve a Coragem de enfrentar a situação de frente,…se bateu com muitos de seus ex-companheiros de Farda ( assaltou bancos, matou inocêntes,mutilou, assassinou), pois ele nunca se escondeu “atrás-da-mesa”, sempre defendeu seu ideal (embora errado e intolerante), mas não era um covarde,…muito pelo contrário,…era Destemido,…ebora cruél, assassino frio e traidor do EB. href=”#comment-1165″>@Luiz

  2. Plínio de Arruda Sampaio (assim como o pessoal do PSol) tem muito mais coerência e seguem uma linha ideológica (que embora totalmente contrária a minha) constante desde imemoriáveis tempos. Os respeito por isto (ao contrário do PT, PMDB, PDT, PP e outros partidos que “se venderam”)!

  3. MESMO ASSIM ACHO QUE TA NA HORA DE PRIORIZAR OS PARTIDOS, MUDAR ESSA ESTRUTURA E FAZER DA REFORMA POLÍTICA DE UMA VEZ PORQUE HOJE É MAIS FÁCIL SER DE UM PARTIDO PEQUENO E GANHAR DINHEIRO SENDO BARRIGA DE ALUGUEL DO QUE LUTAR E MUDAR O SEU PARTIDO DE ORIGEM. ESTAMOS DEIXANDO O DINHEIRO E OS INTERESSES TOMAREM CONTA DAQUILO PELA QUAL DEFENDEMOS!

  4. è eu prefiro que o PSOL exista acho importante e Plinio de Arruda Sampaio é um cara fantástico, eu tenho muito respeito pela história dele.
    Cuidado Tiago,quando eu era do movimento estudantil no século passado o PC do B e o PDT diziam que o PT foi criado pela ditadura só para dividir , nos chamavam de filhos do Golberi, é claro que isso nunca teve fundamento mais machucava fundo e éssa moçada do PSOL não merece isso.
    O PT mudou e eles não quiseram acompanhar por suas convicções nós devemos respeitar isso,agora na hora da disputa a gente não dá moleza claro que dentro da boa política.

  5. @tiago fernandes
    Calma lá, Tiago. Concordo, na essência, com a tua afirmação, mas cada caso deve ser analisado individualmente. Não esquece, por exemplo, que a Dilma Rousseff não nasceu no PT, não é mesmo? Abraço

  6. ISSO É UMA VERGONHA! RSRSRS
    ESTE TIPO DE MILITANTE QUE MUDA DE PARTIDO CONFORME AS NECESSIDADES NÃO SERVE PARA A POLÍTICA SÉRIA E JUSTA!
    SE É QUE EXISTE UMA! RSRSRS
    PSOL NA VERDADE É OUTRA FERRAMENTA CRIADA PARA BATER NO PT, SUA IDEOLOGIA SE PERDE NA CONIVÊNCIA E INCOERÊNCIA DE ALGUNS MILITANTES.
    QUE PENA ACHO JUSTO DEFENDER ALGO MAS FAZER UM PARTIDO PRA FAZER SOMBRA A OUTRO ISSO NÃO PASSA DE INVEJA!
    AINDA BEM QUE O PT É MUITO MAIOR QUE ISSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo