AssembleiaHistóriaMemória

UMA FESTA. Constituição gaúcha completa 20 anos e seus autores serão homenageados

O momento da promulgação, em 89: nascia a nova Carta Magna gaúcha
O momento da promulgação, em 89: nascia a nova Carta Magna gaúcha

Os 55 constituintes gaúchos de 89, que fizeram a nova Carta Magna, adaptando-a à recém-promulgada constituição federal, serão festejados na Assembléia Legislativa na próxima quarta-feira. É uma, cá entra nós, homenagem legal aos que fizeram aquele necessário e importante trabalho. Aliás, entre os que receberão a Medalha do Mérito Farroupilha está o santa-mariense Cezar Schirmer.

Para mais detalhes do que pretende fazer o legislativo gaúcho e como tudo acontecerá, acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias do parlamento. O texto é de Michele Limeira, com foto da Divisão de Memória e Arquivo Parlamentar. A seguir:

Parlamento homenageia 20 anos da Carta Magna dos gaúchos

A Assembleia Legislativa comemora na próxima quarta-feira (7) os 20 anos da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Em sessão solene, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, o Legislativo homenageia as duas décadas de promulgação da Carta Magna gaúcha, com a presença dos deputados constituintes. Os parlamentares que colaboraram com a construção da lei maior do Estado receberão a Medalha do Mérito Farroupilha. Para recordar momentos históricos relevantes, serão exibidas, em vídeo, imagens do processo que iniciou em 26 de outubro de 1988, com a instalação da Assembleia Constituinte, durante a 47ª Legislatura, e culminou com a promulgação da Carta Magna, em 3 de outubro de 1989.

Na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), “nestas duas décadas de vivência prática da Constituição Estadual entendemos o relevante papel desempenhado pelo Parlamento e nos desafiamos a aprender com os caminhos já percorridos e a procurar novos rumos para as lutas que ainda temos pela frente”. Para Pavan, a Carta maior que norteia os gaúchos criou as condições de ampliar a ação da sociedade nas diferentes instâncias do Parlamento e de fortalecer a autonomia dos entes públicos. 

Publicações

O lançamento de uma edição comemorativa da Constituição Estadual também está na programação da sessão solene. O projeto foi coordenado por um grupo de trabalho, designado pela Mesa Diretora para desenvolver as ações comemorativas. A edição especial apresenta, além do texto constitucional, a contextualização histórica do processo constituinte de 1988/1989 e um caderno de imagens da época…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo