CARTUCHO. Veríssimo veio, viu, adorou. E prometeu voltar. Se isso não é sucesso, o que será?
![veríssimo Veríssimo, o homenageado, se juntou aos “comuns mortais” e desenhou em meio ao público, na manhã de sábado](https://img.claudemirpereira.com.br/2009/11/veríssimo3.jpg)
O Cartucho, Encontro dos Cartunistas Gaúchos, que encerrou neste domingo, na Gare da Viação Férrea, se consolida como um dos principais eventos culturais de Santa Maria. Que, a exemplo do audiovisual (leia nota imediatamente anterior, abaixo), começa a se transformar também em pólo do humor gráfico do Rio Grande do Sul.
![máucio Máucio, criador e organizador do Cartucho, também fez seu desenho, a ser incluído no projeto “O livro é riso”](https://img.claudemirpereira.com.br/2009/11/máucio.jpg)
Tietagem explícita, fruto da amizade antiiiiiga com Máucio, o autor da idéia e principal organizador desde a primeira edição? Também, com certeza. Mas nem por isso menos verdadeiro. Afinal, o repórter está muitíssimo bem acompanhado. Luis Fernando Veríssimo, um ícone do humor (escrito e gráfico) nacional, pensa exatamente o mesmo. Tanto que, homenageado especial da edição deste ano, fez questão de vir e participar ativamente – inclusive produzindo um desenho inédito, na manhã de sábado, no prédio do futuro shopping popular, para o projeto O Riso é Livro – que deve percorrer todo o País, contando também com material feito por cartunistas de Santa Maria.
Mais importante ainda que a presença de Veríssimo, foi a promessa dele feita por ele (e repetida pelo menos duas vezes) ao Máucio e aos demais organizadores, de que gostou tanto do evento que pretende voltar no próximo, em 2010. Uau! É mais uma das evidências do sucesso do Cartucho.
E agora? Agora, em local ainda indefinido, mas previsto para iniciar nos próximos dias, acontecerá a mostra de mais de 30 trabalhos feitos neste final de semana, sob o tema “animais de estimação”, escolhido pelos assistentes à abertura do evento, na sexta-feira. Tudo da maior qualidade. E também, isso é inédito, mais de uma centena de desenhos produzidos por crianças que participaram de oficinas em escolas municipais, nos dias que antecederam ao Encontro dos Cartunistas Gaúchos.
Não pude ir, que droga! Mas ouvi falar que foi muito legal. Parabenizo o Máucio pelo evento.
A abertura do Cartucho, na sexta à noite, realmente foi um sucesso. E, não há como negar, o prefeito Schirmer esbanjou simpatia no seu discurso. Pena que poucos da “classe” política prestigiaram. Será que cultura não rende voto mesmo?