COLUNA OBSERVATÓRIO. “Isso é história! O primeiro jornal de Santa Maria. E a Saldanha Marinho”
A seção “Isso é história!
“1883, 1° de janeiro – O jornalista Francisco José Ferreira Camboim F° lança o primeiro jornal em S. Maria, A Gazeta do Norte, impresso em tipografia própria, localizada à praça da Constituição, hoje da República. Era de formato 48×30 cm; custava a assinatura 14 mil réis para a cidade e 15 para fora, e saia às quintas e domingos.
12 de janeiro – A Câmara muda o nome da rua da Matriz (atual Venâncio Aires) para dr. João Inácio Teixeira, em homenagem ao segundo juiz da comarca, e o da praça da Matriz para Saldanha Marinho, em homenagem ao engenheiro Joaquim Saldanha Marinho F°…”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
Jornalista Claudemir Pereira,estou procurando a História ou origem do primeiro jornal fundado aqui em Santa Maria, li sobre a História do Jornal no mundo. É o precursor da comunicação. Com o advento da imprensa móvel de João Gutemberg, profissionalizou-se e expandiu-se mundo a fora.(Idade Média)Surgiram concorrentes A Rádio,TV e atualmente a Internet, mas penso que o jornal impresso, e, em papel, apesar da modernidade, é o veículo de comunicação muito importante, agradável, faz bem como um todo, mormente para saúde, porque a pessoa, sente com os sentidos todos, é aprazível, gostoso folheá-lo e ler logo de manhã, misturando-o ao sabor e cheiro do café.Gostaria de encontrar, mais fontes e bibliografias.