AssembleiaEstado

E QUEM NÃO CUMPRIR? Sancionada lei gaúcha que proíbe o fumo em (quase) todo lugar

Aprovada pela Assembléia Legislativa faz pouco menos de um mês, a lei (de autoria de Miki Breier, do PSB, que restringe o consumo do fumo a muito poucos lugares do Estado, foi sancionada nesta quarta-feira pela governadora Yeda Crusius. É uma enormidade de locais discriminados pela legislação, inclusive, por exemplo, “viaturas oficiais de qualquer espécie”.

Para quem não sabe, este (nem sempre) humilde repórter é um lamentável fumante. Que cumpre a lei, escrita ou não. Tem até um código pessoal (que não é só dele, claro): lugar que não tem cinzeiro, é proibido. Ponto. Quando tem, está liberada a fumaceira legal. E, portanto, pretende cumprir o que agora está determinado.

É legalmente proibido fumar em muitos lugares. Mas... e se fumar?
É legalmente proibido fumar em muitos lugares. Mas... e se fumar?

Mas… salvo engano de leitura claudemiriana, não há, em qualquer inciso, parágrafo ou artigo da lei, um só que fale em punição aos faltosos. Então, fica a pergunta lá do título desta nota: o que acontecerá com quem afrontar a legislação? Aparentemente, nada. Então, como cobrar? Pooois é.

Ah, sobre a sanção e também os locais onde não se pode mais fumar, leia a reportagem distribuída pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Governadora sanciona Projeto de Lei que proíbe uso do fumo em recinto coletivo no Estado

A governadora Yeda Crusius sancionou Projeto de Lei aprovado pela Assembléia Legislativa que proíbe o uso do fumo e similares, derivados ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado em todo o Estado. Pela nova Lei 13.275, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4), fica expressamente proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, seja público ou privado, em todo o território gaúcho.

Pela Lei, de autoria do deputado Miki Breier, entende-se por recinto coletivo fechado todos os locais destinados à utilização simultânea de várias pessoas. Entre eles: os ambientes de trabalho, de estudos, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte e de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de feiras e exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, bem como viaturas oficiais de qualquer espécie…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Ridículo isso, não é assim que se acaba com o fumo, porque eles não proíbem as propagandas direcionadas em bares, boates e eventos.
    Sou um fumante mas respeito a lei e não fumo em lugares que incomodem os outros pq ninguém merece fumaça e cheiro ruim de graça.
    Mas proibir assim é patético!

  2. hehehe
    dica: charge do Correio do Povo de hoje. (NOTA DO EDITOR: bem que o Luiz poderia juntar, para facilitar a vida dos internautas, também o link para a sua sugestão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo